Abra o caminho, ó Deus!

Salmo 5.8: O que significa aplainar o caminho de Deus?

Se as promessas dos falsos mestres que pregam prosperidade e saúde se realizassem, todos seriam cristãos. Se o Caminho fosse fácil, quem não se tornaria seguidor de Cristo?

Então, a tradução duma versão bíblica sugerindo que Deus torne fácil o caminho não contribui para entender a oração do Salmo 5.8:

Conduze-me, Senhor, na tua justiça,
    por causa dos meus inimigos;
aplaina o teu caminho diante de mim.
Salmo 5.8 NVI

No contexto do salmo, aplainar (ou, aplanar) o caminho indica a remoção da oposição dos inimigos.

A ideia básica é de tirar os obstáculos do caminho, como se fazia na antiguidade quando um rei ia passar por uma estrada, para facilitar a passagem do seu cortejo: “orientar, aplainar e livrar de obstáculos, como nos preparativos para receber um rei” DITAT 684.

O caminho é o de Deus: “o teu caminho”. O caminhar é do homem: “diante de mim”. Alguns trocam os dois e querem que Deus abra o caminho deles, torne possível o sucesso nos seus afazeres, ao invés de caminharem com êxito o caminho da vontade divina.

Algumas versões entendem a frase no sentido de Deus deixar claro qual o caminho a seguir: “Indica-me com clareza o caminho que devo seguir” OL. Neste sentido, parece que o obstáculo seria mental. Por isso, pelo contexto, parece ser uma opção menos favorável.

Um pedido semelhante no Novo Testamento seria o da oração modelo: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” Mateus 5.13.

Este é um pedido que todos devemos fazer.

Se esta meditação foi uma bênção para você, favor mandar o link para outros.

Deixe uma resposta