Ponham em ação sua salvação

Filipenses 2.12: Obedecer para não perder.

Com o exemplo da obediência de Cristo, agora o apóstolo Paulo chama os filipenses a continuar obedecendo como alvo constante na sua vida, não somente no passado mas no presente.

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
Filipenses 2.12 NVI

Viver a salvação em Cristo ocorre independe de quem está próximo ou quem está ausente. O que conta não é a presença de quem nos ensinou, mas aquele que recebemos pelo ensino, Jesus Cristo. Conta mais quem habita em nós do que quem mora ao lado.

Esta ação salvífica é caracterizada pela obediência. Paulo descreve a ação do passado dos filipenses em termos da obediência e, para variar a linguagem e precisar ainda mais a qualidade da obediência, descreve-a em termos de praticar, produzir, levar a efeito a salvação.

A obediência precisa acontecer até a plena salvação ser alcançada. Não poderermos deixar de obedecer ao Senhor, ou perderemos a salvação.

Parte dessa obediência, ou motivação por trás dela, é a profunda reverência por Deus e por seu plano de salvação, com temor e tremor. Esta frase era comum entre os cristãos, e devemos resgatá-la em nosso linguajar.

Falta entre muitos o temor a Deus porque não temem modificar e alterar o plano de Deus, os termos da salvação e o modelo para a igreja do Senhor. O temor significa respeito por ele e pela vida em Cristo que ele nos deu. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” 1 Coríntios 10.12.

 

Deixe uma resposta