O alicerce dos apóstolos e profetas

Efésios 2.20: É preciso construir no fundamento certo.

Em qualquer construção, dá-se atenção especial ao alicerce, pois se este não for bom, toda a estrutura ficará comprometida. O mesmo se aplica em termos espirituais.

Vocês são como um edifício que está construído sobre um alicerce que são os apóstolos e profetas. E o próprio Jesus Cristo é a pedra fundamental desse edifício.
Efésios 2.20 VFL

Os apóstolos e profetas, inspirados pelo Espírito Santo para transmitir a verdade do evangelho por todos os tempos, cumpriram papel único no plano de Deus, tanto que Paulo os chama de alicerce da igreja. Não temos apóstolos e profetas hoje porque, além de ensinar o modelo divino às pessoas daquela época, escreveram os livros da nova aliança, os quais nos foram preservados no Novo Testamento. Transmitiram-nos “toda a verdade” que Jesus prometeu e tudo o que foram relembrados pelo Espírito, João 14.26. O evangelho “foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus” Efésios 3.5.

Desta forma, não são as pessoas dos apóstolos e profetas, mas o ensino deles que serve como alicerce, e este ensino, como afirma Paulo no verso, diz respeito ao Senhor Jesus como a peça fundamental. Assim, não existe contradição entre este verso e 1 Coríntios 3.11.

Paulo afirmou que os cristãos efésios, como filhos na família de Deus e membros do corpo de Cristo, são também como um edifício construído sobre este alicerce.

Alguns acham que a carta aos Efésios não foi escrita por Paulo, mas que mostra uma perspectiva posterior que não tinha na igreja nos primeiros anos. Contudo, muito cedo na história os apóstolos estavam cientes do seu papel, pois o próprio Jesus lhes tinha falado que sentariam sobre 12 tronos para julgar Israel, Mateus 19.28.

Quem constrói em cima de outro alicerce não está construindo o edifício de Deus. É necessário ter o fundamento certo para existir a igreja do Senhor Jesus. São as palavras deles no passado que devemos recordar, 2 Pedro 3.1-2. É preciso lembrar-se “do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo” Judas 17.

Este verso, portanto, resolve o mito

que o Novo Testamento seja produto da igreja. O Novo Testamento é o alicerce da igreja. Este verso também revela que qualquer igreja que se desvia do ensino dos apóstolos deixa de ser a igreja do Senhor (Dunagan).

Tudo isso nos lembra que o edifício de Deus hoje nada tem a ver com construções físicas, mas sim com as pessoas redimidas pelo sangue de Jesus. Como disse Pedro: “Vocês também, como pedras vivas, estão sendo usados na construção de um templo espiritual, para servirem como um sacerdócio santo” 1 Pedro 2.5a VFL.

 

Deixe uma resposta