Os figurões da mídia apresentam um estilo de vida imitado por milhões, mas eles dependem dos fãs para sua vida. De forma semelhante, os patriarcas e as figuras bíblicas pareciam maiores que a vida, mas os cristãos não deviam achar que, por mais que demonstraram a fé, eles resumissem a soma da obra de Deus.
Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.
Hebreus 11.39-40 NVI
No grande capítulo da fé, após a lista dos patriarcas que foram fiéis sem receber a promessa, os cristãos vacilantes pensavam na época dos patriarcas como a era dourada do judaísmo. Mas o autor afirma que eles somente chegaram a completar o curso da sua fé junto com os leitores, em Cristo.
Os cristãos devem seguir o exemplo de fé dos figurões do passado, mas não pensar que abandonar Cristo seria a maneira pela qual receberiam de Deus a promessa que todos encontram no Filho de Deus.
Em 1 Co 10:1-13 Paulo expôs uma lista de exemplos que os antigos fizeram, mas não devem ser seguidos pelos cristãos. “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (1 Co 10:11). Lembrando que eles “comeram de um só manjar espiritual” (v. 3). Em contrapartida, o autor de Hebreus no capítulo 11 demonstrou os “heróis” da fé e seus exemplos a serem seguidos pelos mesmos cristãos. Apesar dos “heróis” terem sido homens e mulheres de fé, não deixaram de ser falíveis, ou seja, pecadores. Como nós, eles também necessitavam de Deus… “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). O que estou querendo enfatizar aqui é, mesmo que sejamos “heróis” da fé, precisamos depositá-la em Cristo e não em nenhum ser humano por mais piedoso que seja. Seguir um exemplo de um cristão fiel é correto e é bíblico (1 Co 11:1), porém, seguir alguém, como se fosse infalível é um dos fatores que tem derrubado a muitos. Todos, independente de maturidade espiritual, carecem da glória de Deus. Portanto, a nossa fé tem que estar apoiada na solidez de Cristo, “o alicerce” que nunca será abalado. Muitos caem porque só fitam os homens ao invés de fitar Cristo. Fitemos a Cristo e nunca seremos abalados, pois como disse Paulo, “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Co 4:8-10).
Boa tarde,
Esse pensamento serve para a maioria de jovens brasileiros que se anulam por astros e estrelas da TV e cinema, e de vez em sempre são decepcionados por eles falecerem por excessivos injetáveis que os matam.