Aperfeiçoados conosco

Os patriarcas? No mesmo barco conosco.

FidelidadeOs figurões da mídia apresentam um estilo de vida imitado por milhões, mas eles dependem dos fãs para sua vida. De forma semelhante, os patriarcas e as figuras bíblicas pareciam maiores que a vida, mas os cristãos não deviam achar que, por mais que demonstraram a fé, eles resumissem a soma da obra de Deus.

Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.
Hebreus 11.39-40 NVI

No grande capítulo da fé, após a lista dos patriarcas que foram fiéis sem receber a promessa, os cristãos vacilantes pensavam na época dos patriarcas como a era dourada do judaísmo. Mas o autor afirma que eles somente chegaram a completar o curso da sua fé junto com os leitores, em Cristo.

Os cristãos devem seguir o exemplo de fé dos figurões do passado, mas não pensar que abandonar Cristo seria a maneira pela qual receberiam de Deus a promessa que todos encontram no Filho de Deus.

 

2 pensamentos em “Aperfeiçoados conosco”

  1. Em 1 Co 10:1-13 Paulo expôs uma lista de exemplos que os antigos fizeram, mas não devem ser seguidos pelos cristãos. “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (1 Co 10:11). Lembrando que eles “comeram de um só manjar espiritual” (v. 3). Em contrapartida, o autor de Hebreus no capítulo 11 demonstrou os “heróis” da fé e seus exemplos a serem seguidos pelos mesmos cristãos. Apesar dos “heróis” terem sido homens e mulheres de fé, não deixaram de ser falíveis, ou seja, pecadores. Como nós, eles também necessitavam de Deus… “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). O que estou querendo enfatizar aqui é, mesmo que sejamos “heróis” da fé, precisamos depositá-la em Cristo e não em nenhum ser humano por mais piedoso que seja. Seguir um exemplo de um cristão fiel é correto e é bíblico (1 Co 11:1), porém, seguir alguém, como se fosse infalível é um dos fatores que tem derrubado a muitos. Todos, independente de maturidade espiritual, carecem da glória de Deus. Portanto, a nossa fé tem que estar apoiada na solidez de Cristo, “o alicerce” que nunca será abalado. Muitos caem porque só fitam os homens ao invés de fitar Cristo. Fitemos a Cristo e nunca seremos abalados, pois como disse Paulo, “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Co 4:8-10).

  2. Boa tarde,
    Esse pensamento serve para a maioria de jovens brasileiros que se anulam por astros e estrelas da TV e cinema, e de vez em sempre são decepcionados por eles falecerem por excessivos injetáveis que os matam.

Deixe uma resposta