Consciência limpa perante a ressurreição

Atos 24.15-16: O juízo motiva para a vida correta.

juizo

As motivações são muitas para a vida em Cristo. Uma forte motivação é o retorno de Cristo e o juízo final. Paulo indicou tal em seu sermão perante o governador Félix:

(…) haverá ressurreição tanto de justos como de injustos. Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.
Atos 24.16

A frase: “por isso”, traduz um marcador de razão, segundo o léxico de BGAD. Isto é, explica uma razão pela atitude. A ressurreição de injustos e injustos (mencionada para os dois somente aqui) implica no seu juízo, ver At 10.42, 17.31.

Se é que iremos todos para o juízo, e considerando que a vinda de Jesus ocorrerá a qualquer hora, devemos fazer de tudo para sermos encontrados sempre em estado aprovado por ele. O advérbio “sempre” indica que não podemos nos arriscar em momento algum.

O verbo “procurar” é usado, na língua original, somente aqui no NT e significa “aplicar-se com dedicação a alguma atividade” BGAD ou ainda “fazer de tudo para” Rusconi. Assim, a tradução da NBV é boa: “procuro com toda a minha força”.

Manter a consciência limpa é o que acontece “perante a Deus”, isto é, Deus é quem determina o nosso modo de vida. Ele revela como devemos viver. Viver conforme sua revelação permite que mantenhamos a consciência limpa. Portanto, este não é um processo subjetivo ou individual. A consciência é limpa porque obedecemos aos mandamentos de Deus.

Mas também Paulo tinha cuidado para que suas atitudes corretas fossem bem compreendidas pelas pessoas. Neste momento ele estava sendo acusado pelos líderes judeus, por meio de mentiras deles. Paulo mantinha a mesma esperança que eles tinham, a da ressurreição. Por isso procurava ao máximo não dar margem para ser mal-entendido. Mas a maldade torcia suas ações e palavras, por inveja e por medo de perder influência.

Então, ele explica o que tinha feito, propósito principal “para trazer esmolas ao meu povo e apresentar ofertas” v. 17. Quem poderia criticar isto? Mas sempre alguém criticará.

Mas por mais que critiquem, permanece a motivação e continua o compromisso de viver para agradar a Deus antes de tudo.

Sua motivação espiritual o sustém desta forma?

2 pensamentos em “Consciência limpa perante a ressurreição”

  1. Meu irmão bom comentário. Assim como diz o próprio Paulo eu “procuro sempre” estar com consciência limpa e buscando agradar ao nosso DEUS, pois só Ele é digno de toda a adoração.
    Abraços Madson.

Deixe uma resposta