Autor da salvação gloriosa

Hebreus 2.10: O plano de Deus é bem descrito nesses termos.

Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles. Hebreus 2.10

O Novo Testamento utiliza muitas maneiras de descrever o objetivo de Deus ao prosseguir com seu plano de redenção. Uma das frases mais belas é levar muitos filhos à glória. Um autor chamou este verso “a afirmação fundamental” do livro de Hebreus (NCBC).

O verbo levar indica tanto o inevitável sucesso divino bem como a liberdade humana de escolher ser levado à glória. Deus não predestinou as pessoas, sejam elas poucas ou muitas, contra a vontade delas. Ao mesmo tempo, o constrangimento do amor de Cristo garante que muitos sejam levados à glória, 2 Coríntios 5.14.

O plano de Deus é levar muitos filhos à glória. Ele deseja que todos sejam salvos. Pela fé e obediência, tornamo-nos seus filhos. (Ver Jan 7.) Somos feitos filhos de Deus. (Compare 1 Pedro 2.10.)

Levá-los à glória significa restaurar-lhes a sua presença, pois pelo pecado ficamos privados da sua presença gloriosa, Romanos 3.23. Descreve a essência da salvação.

Jesus é o Autor da salvação. O termo autor é usado aqui e em 12.2, Atos 3.15 e 5.31. Como pioneiro ele abriu o caminho que possibilita a salvação.

Convinha que Deus fizesse isso, foi apropriado, pois é Deus de amor que toma a iniciativa de completar seu plano. Não cabe ao homem questioná-lo mas sim recebê-lo.

Senhor, leve-me a esta glória da salvação em Cristo!

Deixe uma resposta