Batismo necessário para ser salvo

Nas coisas de Deus, o diabo quer confundir a nossa cabeça. Usa argumentos falsos. Apresenta caminhos errados como sendo bons. No lugar da fé, semeia dúvida. Revira todo o sistema da salvação. Inventa religiões falsas e denominações para as pessoas seguirem, ao invés de andarem no Caminho de Cristo.

Uma das suas artimanhas: trocar a “porta” de entrada no reino de Deus por outra. Ele cria uma realidade alternativa, bem ao modo do filme “Matrix”: a pessoa acha que está no mundo real, mas suas atividades mentais estão sendo controladas.

Satanás apresenta um meio de entrada falso, e uma “igreja” falsa.

Qual o meio verdadeiro de entrada no reino de Deus, que é a única igreja dele? Fé, arrependimento e batismo. O diabo tem muita gente que defende apenas o primeiro passo como suficiente; outros, os primeiros dois. Ainda outros falam que o arrependimento faz parte da fé.

Mas nada de batismo.

Só que por todo lado o Novo Testamento torna o batismo — a imersão na água duma pessoa arrependida para o perdão dos pecados — necessário para salvação.

Veja só:

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos 2.38

Tem gente que tenta de tudo para tirar o batismo do plano da salvação. Antigamente, afirmavam que a preposição “para” (grego: eis) não significava “a fim de”, e sim “por causa de”. Teria no caso o sentido de: “seja batizado porque seus pecados já foram perdoados”. Mas a frase gramaticalmente igual aparece em Mateus 26.26, em referência ao sangue (sacrifício) de Jesus. Lá, ninguém tenta afirmar que signifique que Cristo morreu por já terem sido perdoados os pecados. Mas este argumento não colou, pois a preposição nunca é usada dessa forma (D.B. Wallace, Greek grammar beyond the basics, págs. 369-71).

Saiu em 2016 a versão bíblica evangélica, Nova versão transformadora, que traduz Atos 2.38 assim:

Pedro respondeu: Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo. Então receberão a dádiva do Espírito Santo.

A tradução torna subordinada a frase: “para o perdão de seus pecados” somente ao verbo arrepender-se. Por motivos de doutrina protestante a versão faz essa interpretação. Wallace chama esta opção de sutil e desajeitada. Deve ficar claro que a tradução é feita assim pelo único motivo de tirar do batismo a necessidade da salvação. Nenhuma outra versão bíblica, publicada pelas principais editoras religiosas, faz tradução semelhante.

Isso faz com que a versão cai em contradição. As pessoas não recebem o Espírito Santo, segundo o verso, quando se convertem, mas apenas depois de se batizarem. As pessoas assim nascem de novo sem o Espírito! Mas Jesus afirmou que nascem da água e do Espírito, João 3.3, 5. Paulo afirmou que Deus “nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” Tt 3.5. Ver também 1 Coríntios 6.11.

Outra contradição criada pela tradução da NVT é sua própria tradução de 1 Pedro 3.21: “e aquela água [do dilúvio que salvou Noé] simboliza o batismo que agora os salva, (…)”. Como é então que o batismo salva num verso mas não no outro?!

Amigo, se você, como pessoa que crê em Jesus e decida a abandonar seu pecado, não recebeu a imersão na água a fim de ter seus pecados perdoados, você precisa fazer isso o quanto antes.

Ficamos à disposição para ajudá-lo, não importa a cidade ou o país da sua residência.

11 pensamentos em “Batismo necessário para ser salvo”

  1. Então você afirma que quem salva é o batismo e não Jesus?
    Hebreus 8:12
    Efésios 1:7
    Ipedro 1:18 a 20
    Apocalipse 5:9
    Atos 20:28
    Colossenses 1-13 e 14
    Procure ler a própria bíblia e não textos de pessoas q leram a bíblia. Cuidado com as “obras” e acréscimos. Bom dia.
    rv.morato@gmail.com

    1. É pelo batismo que Deus salva. A questão é: o que precisamos fazer para receber a salvação? A Bíblia é clara, e é ela que estamos lendo. Não estamos falando de obras de mérito mas a obediência necessária para a salvação, Heb 5.9. Tire seus óculos evangélicos e leia o que a Bíblia diz com todas as letras. Obrigado.

      1. Parece q eu não lhe ofendi…
        Enfim, cada um oferece o q tem…
        Deu tempo de você ler todos os versículos? Eu li hebreus 5:9 e lá fala que Jesus é o Autor da salvação eterna.
        Volto a falar: leia a biblia.
        Deixo você com efésios 5:17

        1. Não me ofendi em nada. Mas você reagiu como todos os evangélicos, jogando o batismo para obra de mérito, que não é. Eu já conhecia todos os versículos que você mencionou, nenhum dos quais cancela a verdade sobre o batismo sendo necessário para a salvação. Heb 5.9 diz que Jesus é o autor ou fonte da salvação eterna para quem? Tem que fazer o que para recebê-la? Omitiu essa parte …

          1. Fazer o que então? Obedece-Lo. Não se batizar. Apesar de usar óculos não sou o q você chama de evangélica.
            Não digo para seguir o que escrevo, siga o que está na própria biblia. Leia com atenção, sem nenhum livro de apoio.
            Você irá se surpreender!

  2. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
    Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
    e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
    Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
    Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
    Colossenses 2:8-12 NVI

  3. Bem como venho dizendo, leia a Bíblia com atenção e não baseie sua fé apenas em um versículo. Aliás, procure a origem desse versículo . A bíblia Jerusalém segue rigorosamente os textos originais, isso é importante. Tudo de bom para você!

  4. Saudação irmã Renata!

    Aprecio sua busca pela compreensão exata dos textos, sua posição em analisar com cuidado os textos, e não somente esses, e sim todos os outros que falam do assunto. A necessidade em que você diz de verificar os textos também no original. Esses, são bons princípios dá busca pela verdade!
    Você falou de Jesus ser o salvador, de fé, obediência, e julgo não haver nada de errado com isso, porém, conheço o irmão Randal, sua seriedade, fidelidade, e o seu trabalho, e acredito que sua tese seja digna de misericórdia, a ser analisada. E aqui fica tudo mui limitado, acredito que em um estudo pessoal, tudo possa ser exclarecido. Você pode acionar o irmão Randal e solicitar este estudo pessoal. Tenho certeza que ele lhe atenderá, e te tratará mui bem!
    Paz!

    Sérgio Gonçalves!

  5. Triste, extremamente triste, mas também encorajador, ver como existem pessoas carecendo de entendimento de coisas tão simples das escrituras, como a obediência (ser batizado) a Jesus para ser salvo. Mentes cauterizadas e corações orgulhosos são os maiores inimigos… eu já estive do outro lado resistindo ao batismo biblico ensinado por Jesus, hoje, compartilhando e evangelho, ja vi vários como eu se curvando diante da autoridade bíblica. Como Sérgio disse, nada que um bom estudo com a Bíblia aberta não resolva… para aqueles que se humilham diante do Senhor e param de resistir a Sua Palavra. O trabalho é árduo, mas é para o Senhor, e não existe maior alegria do que ver o Senhor transformando um coração duro e a gente sendo instrumento desse trabalho. A ordem continua irmãos. Ide, fazei discípulos, pregai o evangelho, batizando… e ensinando os novos convertidos, já batizados, tudo o que o Senhor ordenou. O Senhor estará conosco, cooperando em nossa missão. Amém@

Deixe uma resposta