A Bíblia, de lá para cá

Apocalipse 1.10-11: A Bíblia foi escrita para diversos leitores.

A palavra “Apocalipse” significa revelação. Deus quis mostrar verdades para seu povo. Escolheu o apóstolo João para lhe revelar a mensagem que quis transmitir.

No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
Apocalipse 1.10-11 NVI

Devemos lembrar que os livros da Bíblia foram escritos, primeiramente, a pessoas ou grupos que viviam na mesma época dos seus autores. Precisamos ler os livros com a situação original em mente. (Isso vale especialmente para o livro de Apocalipse!) É necessário apreciar o que eles entendiam na leitura e procurar saber a mensagem que eles compreendiam.

Depois de fazer isso, podemos procurar as aplicações para nós e verdades que servem para nosso tempo. Há muitos paralelos entre os primeiros leitores e nós, o que torna o processo bastante fácil.

Foi assim que a sabedoria de Deus projetou as Escrituras, fundamentadas em situações históricas, com mensagem perene para todos em todas as épocas. Desta forma, ele nos remete sempre ao padrão original cujo centro é Jesus.

Um pensamento em “A Bíblia, de lá para cá”

Deixe uma resposta