Cada dia suporta

Salmo 68.19: Um peso que não conseguimos levantar.

cargas-pesadas

Levantamos pesos todo dia, sejam eles mochilas de escola, pastas de trabalho, ferramentas e materiais no serviço ou pesos na academia. Mas há um peso que nunca conseguimos carregar.

Louvado seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas.
Salmos 68.19 BND

Qual é o motivo que leva o autor a louvar a Deus aqui?

A frase cada dia pode pertencer à ação principal Louvado seja, ou à ação de Deus suportar as cargas. Pode-se entender que devemos louvá-lo cada dia. Mas talvez indique que, como Deus nos dá apoio cada dia, devemos também louvá-lo por isso com a mesma frequência.

Esta ação diária de Deus não se aplica a qualquer carga nossa, mas à nossa necessidade da salvação, pois ele é Salvador. “O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano, ele é o Senhor, que nos livra da morte” v. 20.

E como aparecem juntos frequentemente na Bíblia, aqui também, nos dois versos, 19 e 20, são associados o fato de ele ser Senhor (usado três vezes aqui) e o de ser Salvador. Para ele nos salvar, temos que torná-lo Senhor em nosso coração.

Carga é usada apenas aqui nos Salmos. Refere-se à carga colocada em jumento, Gn 44.13 e Ne 13.15, ao peso figurativo de trabalho imposto por Salomão e por Roboão, 1Rs 12.11, e material de construção carregado na mão, Ne 4.17. Isaías usa o termo dos ídolos carregados pelos animais, mas que pesam também para o povo, 46.1. Zacarias o usa para a cidade de Jerusalém, “uma pedra pesada”, para as nações que investiriam contra ela.

Aqui as cargas não são apenas dificuldades nossas, mas os próprios pecados. Ele carrega, ou tira de nós, constantemente. Que motivo maravilhoso para louvá-lo!

Louvado seja o Senhor, nosso Salvador, por cuidar de nós a cada dia, trazendo-nos o perdão dos pecados e o poder de resistir ao mal!

Segure esta ideia: O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, todo dia.

2 pensamentos em “Cada dia suporta”

  1. Louvado seja nosso DEUS. Ai de nós se não fosse JESUS que morreu para nos livras dos pecados. E que “carga” o Messias levou por nós, com toda a certeza isso é mais do que motiva para louvarmos diariamente. Abraços seu irmão Madson.

Deixe uma resposta