Caminho apertado

Mateus 7.13-14: Deus é um só, e o caminho também.

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. Mateus 7.13-14

Dizia-se antigamente que todos os caminhos levavam a Roma. Como capital do império romano, o governo construiu um sistema de rodovias para poder deslocar com agilidade o seu exército. A famosa paz romana se mantinha por força. Alguns aplicaram a frase para dizer que Deus é um só, então todos os caminhos levam até Deus. Mas o Senhor não é ponto geográfico. E no âmbito espiritual a lógica é outra.

Deus é um só e o caminho que leva até ele também é um só. Este caminho é Jesus Cristo, João 14.6. A porta para este caminho é estreita e o caminho em si é apertado, porque ele é o Senhor quem define como devemos seguir. Quem resolve mudar o caminho, ou quem rejeita este para seguir outro, desrespeita seu Senhorio e anda em direção da perdição.

Paradoxalmente, o caminho apertado leva à vida espiritual e eterna. O amor de Cristo nos constrange, 2 Coríntios 5.17, e neste constrangimento está a nossa libertação.

Para chegar ao destino da vida, é necessário tomar hoje a decisão de seguir o caminho apertado de Cristo. Não podemos escolher um caminho qualquer e esperar chegar ainda ao destino certo. Nem na geografia isso funciona assim.

Pai celestial, obrigado pela simplicidade e claridade do caminho de Jesus. Que sejamos insistentes para andar nele.

Deixe uma resposta