Capazes de entender

2 Coríntios 1.13a: Dá sim para compreender a Bíblia.

Possível entender a Bíblia

Pois nada lhes escrevemos que vocês não sejam capazes de ler ou entender.
2 Coríntios 1.13a

O apóstolo Paulo se defende contra acusações que esteja escrevendo suas cartas de forma ambígua; nas suas comunicações ele estaria, por isso, desonesto. Contudo, ele faz apelo à sua maneira direta e clara como prova ao contrário.

As Escrituras podem ser compreendidas. Aqueles que se esforçam podem saber o que elas dizem, mesmo distantes da situação original.

A Bíblia não contém mensagens secretas ou códigos acessíveis somente aos entendidos. Ela não foi escrita para um grupo seleto de especialistas. As cartas, por exemplo, foram escritas para serem lidas nas assembleias das congregações, Colossenses 4.16. Timóteo devia ler as Escrituras na congregação em Éfeso: “dedique-se à leitura pública da Escritura” 1 Timóteo 4.13. Moisés mandou o povo de Israel a usar os mandamentos em casa, esperando que tanto adultos como crianças pudessem entendê-los, Deuteronômio 6.6-7.

No final, a Bíblia é a mensagem de Deus para toda a humanidade, em todos os tempos. Falando de um texto escrito séculos antes, Jesus disse aos saduceus: “vocês nunca leram o que Deus disse a vocês (…)?” Mateus 22.31 NAA. Na Bíblia, Deus fala conosco. Ele fala de tal forma que podemos e devemos entender a sua mensagem. (Ele é tão poderoso que consegue fazer até isso também.)

Se há grandes dificuldades em entender a Bíblia, é preciso perguntar: Estou levantando barreiras (desculpas) contra a minha compreensão?

Obrigado, meu Deus, por nos dar uma revelação compreensível. Ajude-me a entendê-la de forma completa.

Deixe uma resposta