Um homem de caráter provado

Filipenses 2.22: Precisamos de mais gente como ele.

Certas pessoas nos geram confiança. Mostram sua sabedoria e caráter pelas suas atitudes e reações. Inspiram-nos com ânimo pelo seu exemplo.

Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai.
Filipenses 2.22 NVI

Timóteo foi uma dessas pessoas para os filipenses. Ele era a pessoa certa para enviar de volta à cidade. Ele tinha sido “aprovado” na presença deles.

Aqui, “aprovado” fala mais sobre o “caráter provado” (EP, TB) de Timóteo do que alguma opinião dos filipenses, pois o termo aqui indica o que tinha sido provado mais do que o ato de aprovar.

Paulo não precisa recomendar Timóteo ou convencê-los a aceitá-lo como emissário dele. Ele é conhecido pelos filipenses.

Paulo menciona a relação pai-filho, talvez, em referência à prática antiga de o filho seguir o pai no seu ofício. Isso Timóteo tinha feito com fidelidade “no trabalho do evangelho”.

Tal trabalho não é nada fácil. O serviço é o mesmo do Senhor Jesus (compare o verbo “serviu” com o verso 7) — humildade, obediência, sofrimento.

Quando eu era jovem, alguns programas de treinamento para rapazes eram chamados de “aulas para Timóteo”. Evidentemente, procuravam produzir mais Timóteos na igreja, alvo este entre os mais dignos.

Pois precisamos muito de mais gente como ele. Precisamos ser servos como ele.

2 pensamentos em “Um homem de caráter provado”

  1. Muito bom essas mensagens c tiver estudos sobre esses homens de Deus ou algo q conta historia sobre a vida deles gostaria muito de fikar por dentro de tudo..

  2. Assim seja é necessário termos homens que dão exemplo de fidelidade e caráter cristão. E que assim com ele demonstrem fidelidade e reverência a CRISTO através da sã doutrine de JESUS.
    Abraço fraterno Madson.

Deixe uma resposta