Cada um de acordo com o que faz

Salmo 62.11-12: Cuidado! Deus julga conforme sua natureza e os nossos atos.

deus-julga-conforme-obras

É bom escutar, mas temos grande responsabilidade pelo uso dos ouvidos. Devemos escutar com muito cuidado o que Deus diz.

Mais de uma vez tenho ouvido Deus dizer que o poder é dele e o amor, também. Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz.
Salmo 62.11-12 NTLH

Com estas palavras Davi conclui este salmo de confiança. Ele afirma que “Deus é capaz de libertar seu povo e sua libertação é um ato de amor” EBC. Deus castigará aqueles que resistem sua vontade e salvará quem confia nele e não no poder humano.

O termo traduzido como amor (hebraico: hesed) descreve a atitude de Deus dentro da sua aliança com Israel. Mas R.L. Harris amplia seu significado, descrevendo-o como

“um tipo de amor que inclui misericórdia, hannun, quando o objeto está numa condição lastimável. Frequentemente se usam verbos de ação, ‘fazer’, ‘guardar’, e desse modo a palavra refere-se a atos de amor bem como ao atributo de amor. A expressão ‘bondade amorosa’ (…) não está longe do sentido pleno de hesed’” DITAT.

A afirmação dupla sobre a pessoa de Deus, portanto, não é mera afirmação de fato, mas sim de fé.

O princípio do poder/amor divino, o qual o conduz a um juízo justo, se aplica também na nova aliança de Cristo. (Ver, por exemplo, Romanos 2.6ss.) Deus julga o homem pelo que este faz e não somente pelo que fala. Precisamos crer e obedecer a vontade de Deus.

Que alívio saber que, pelos termos da sua aliança bondosa, o Senhor nos julgará, pois podemos saber qual a base do juízo.

Segure esta ideia: Deus é bom e por isso julgará conforme nossos atos.

2 pensamentos em “Cada um de acordo com o que faz”

  1. Sei que estou precisando limpar meus ouvidos profundamente…para ouvir a pura verdade de Cristo para obedecê-lo! Parar falar o que não tenho praticado e voltar a ouvir atentamente o que preciso fazer para ser um servo de Cristo, e não naufragar na fé! “Ajude-me Senhor!!!!

Deixe uma resposta