Cooperadores

1 Coríntios 3.9: Deus é o dono de tudo isso. Que cooperemos juntos.

Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3.9

O texto pode ser lido de duas maneiras, tornando-nos cooperadores com Deus ou sendo cooperadores uns com os outros no serviço de Deus. Qualquer que seja o caso, é coisa maravilhosa considerar que Deus nos convida a participar da obra da salvação.

O mais importante de tudo é que trabalhamos sob a orientação de Deus, usando as ferramentas dele (sua palavra), lançando mão do amor e da força do seu Espírito.

Cooperamos nesta lavoura. Não somos concorrentes. Os coríntios valorizavam um ou outro dos servos de Deus, o que significa que desvalorizavam os demais. Paulo insistiu: “todas as coisas são de vocês” 1 Coríntios 3.21-23.

Existe um contraste aqui entre “nós” e “vocês”, entre Paulo com seus colaboradores e os coríntios. Ele posiciona, perante Deus, o papel deles e dos coríntios. Estes devem produzir frutos, permitindo que todos os obreiros de Deus façam seu trabalho, e devem ser edificados, expandindo, crescendo, aumentando, como edifício em processo de construção.

A lição para nós? São várias e, entre elas, esta: Dediquemos os nossos esforços àquilo que realmente importa, na lavoura do evangelho, no edifício do Reino. Nosso tempo é limitado; nossa vida é mui breve. Por que gastar em coisas materiais (inclua nestas terrenos e edifícios físicos), quando temos condições de fazer um trabalho excepcional investindo no ensino e na evangelização?

Deus é o dono de tudo isso. Que cooperemos juntos, para produzir o que glorifica ao Senhor e contribui ao crescimento do Reino.

Senhor, dá-me sabedoria, para eu me dedicar às coisas que permanecerão.

Um comentário em “Cooperadores”

Deixe uma resposta