Creram e foram batizados

Filipe pregou a verdade e esta teve aceitação.

No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. Atos 8.12

Na cidade de Samaria, um mago, Simão, impressionava o povo com sua feitiçaria. Mas a pregação do evangelho impressionava mais, tanto que o próprio Simão se converteu. A pregação de Filipe revela muito sobre a Boa Nova.

Evangelho do Reino de Deus. As pessoas agora podem viver no reino e participar dele. O reino resume nossa relação com Deus. A magia de Simão serviu para engrandecê-lo; os sinais e a pregação de Filipe exaltaram o reino de Deus (M.C. Parsons, Acts, 115).

Evangelho do nome de Jesus Cristo. O nome de Cristo é o que salva, Atos 4.12. Por isso, o batismo é no nome dele, Mateus 28.19; Atos 2.38. O nome representa sua pessoa e sua história. A pregação é sobre Jesus, Atos 8.35.

Evangelho da fé. O primeiro passo da aceitação do evangelho muitas vezes representa todo o processo, pois a salvação “do princípio ao fim é pela fé” Romanos 1.17.

Evangelho de obediência. Quem acreditava na mensagem era imerso logo em seguida, porque a fé é incompleta sem a obediência. É preciso haver a “obediência da fé” Romanos 1.5; 16.26. O batismo dá entrada no reino de Deus, João 3.5.

Evangelho para todos. Homens e mulheres aceitaram a mensagem. Há lugar em Cristo para todos, Atos 8.36. Os excluídos da sociedade são acolhidos no reino de Deus.

Pai, ajude-me a pregar a Boa Nova que Filipe pregou.

Deixe uma resposta