Dedicação uns aos outros

Romanos 12.10: O amor mútuo dedica tempo e esforço.

A igreja de Deus mostra o amor decisivo de Deus, ao mesmo tempo que cultiva o amor fraternal e familiar.

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
Romanos 12.10 NVI

O termo por trás do verbo “dedicar-se” é único no Novo Testamento grego: philostorgos. Significa “devotado, carinhoso, afetuoso” (Léxico), “amando autenticamente, devotado carinhosamente, beneficente” (Spicq). O termo indica a ligação familiar, unindo cônjuges, pais e filhos irmãos e irmãs. Muitas vezes o termo é identificado com a gratidão e “também inclui uma beneficência ativa, devoção e generosidade” (Spicq). Assim, não se restringe apenas a um sentimento de carinho, mas toma forma em atitudes concretas para com os outros. Talvez por isso a NVI o traduz em termos de dedicação.

Tal dedicação deve ser recíproca e Paulo fala duas vezes no verso: “uns aos outros”. A reciprocidade é uma característica da igreja de Deus; não existe nela nenhuma hierarquia que impede mostrar o amor igualmente a todos. Mesmo apóstolos e profetas eram e, hoje, supervisores, servidores e evangelistas são (ver versos 7-8), irmãos exercendo seus dons, como todos os outros.

Paulo ainda acrescenta outro termo do amor: “amor fraternal” (grego=philadelfia), de certa forma sinônimo com o primeiro. Indica algo do prazer de estar na presença da família espiritual.

A segunda frase explica como mostrar tal amor: dando honra preferencial aos outros. A honra não é apenas o respeito e o elogio, mas também a busca do bem-estar, como fica claros nos versos a seguir, especialmente o verso 13, que recomenda a partilha dos bens com os santos necessitados e a hospitalidade, função principalmente missionária na irmandade. (A dupla honra merecida pelos presbíteros significa sustento financeiro.)

O verbo traduzido como “prefiram dar” traz a ideia de tomar a iniciativa, tomar a frente. Não se deve esperar aos outros antes de mostrar honra. Que eu seja primeiro em dar honra aos outros!

O que isso significa para nós?

  1. Para receber e dar esse amor fraternal, preciso estar dentro da família de Deus! Precisamos nascer na família espiritual, Jo 3.3, 5. Veja como entrar aqui.
  2. O filho de Deus ciente da sua posição segura perante o Pai não precisa provar nada. Ficamos portanto livres para mostrar o amor e dar a honra aos outros.
  3. A reciprocidade significa que preciso tanto receber como dar. Para tal, preciso ser aberto, transparente e autêntico com os irmãos.
  4. A dedicação à família de Deus significa intenção, tempo, esforço e prioridade.

Deixe uma resposta