Desde o começo

Lucas 1.3-4: Pesquisa e inspiração andam juntos.

Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.
Lucas 1.3-4

O evangelho de Lucas foi resultado não somente da inspiração do Espírito Santo, mas da pesquisa cuidadosa do médico que acompanhou o apóstolo Paulo. Uma coisa não exclui, necessariamente, a outra. Os livros bíblicos, como o Jesus humano que é Deus na carne, refletem perfeitamente a presença humana como a divina lado a lado.

Os fatos sobre a vida e a morte de Jesus são evangelho (ver Marcos 1.1), pois Lucas escreveu para seu amigo Teófilo a fim de instruí-lo mais ainda na história do Mestre. O relato ordenado do autor reflete o plano cuidadoso do Deus que projetou tudo antes da criação do mundo e veio realizá-lo na “plenitude do tempo” Gálatas 4.4.

O começo mencionado pelo autor diz respeito ao nascimento de Jesus, o início da sua história e da sua entrada no mundo. Ele começou pelo começo. Ele oferece mais detalhes deste começo do que os outros evangelhos.

Mas não é apenas o começo que o interessa, pois o livro de Atos, também da sua autoria, analisa a continuidade da história. Ele escreveu não somente “a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar” Atos 1.1, mas também do que nosso Senhor continuou a fazer e ensinar por meio dos seus apóstolos e do seu povo, a igreja. Assim, os dois livros fazem dois volumes de uma só história. Livros inspirados sobre uma única história inspirada.

Senhor, quero fazer parte dessa história. Que eu seja verdadeiro seguidor do Mestre Jesus.

Um comentário em “Desde o começo”

Deixe uma resposta