Devemos tomar cuidado ao falar que, no evangelho, existem a parte de Deus e também a parte do homem, para não passar a impressão de que as duas partes sejam iguais. A obra maior, a de providenciar a salvação, é de Deus. A obra menor, do homem, é a de aceitá-la.
Com este devido cuidado, porém, a própria Bíblia fala em termos semelhantes.
Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.
2 Tessalonicenses 2.13 NVI
Há várias maneiras de expressar as duas partes da salvação. Aqui, Paulo expressa nesses termos:
- A parte de Deus: “a obra santificadora do Espírito”. Por meio da morte de Cristo, o Espírito torna o homem santo, para que este possa viver na presença de Deus.
- A parte do homem: “a fé na verdade”. A fé engloba toda a resposta do homem, incluindo o arrependimento, a imersão e a fidelidade.
Muitos pensam que Deus vai resolver tudo. Que não precisamos nos preocupar com religião, porque no final Deus vai salvar. Muitos tocam sua vida, porque Deus é bom (e ele é!) e isso significa que gente boa entrará no céu (o que não é verdade!).
Mas a Bíblia ensina que, da mesma forma que Deus fez, e ainda faz, a sua parte, o homem tem de fazer a parte dele — aceitar, obedecer e viver o evangelho.
Meu amigo, você está fazendo a sua parte?
e muito bom receber mensagem de em corajamemto para a vida eterna
Obrigada. Mandei pra meus familiares.
Muito sábio, Randal, esclarecer as duas partes.
Obrigado, Aida, fico contente que serviu.
Obrigado, Aida, fico contente que serviu.