Ele resolveu ir

Lucas 9.51: O verso é ponto central do evangelho.

Quando estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Lucas 9.51 VFL

O verso acima é considerado o ponto central do evangelho de Lucas. Jesus veio à terra para morrer na cruz. Toda a sua vida tinha essa direção. Tudo o que nosso Senhor fazia visava um único objetivo: fazer a vontade de Deus e voltar ao céu tendo concluído a sua obra.

Neste momento em que Jesus resolveu ir para Jerusalém, não foi uma decisão repentina ou atitude impensada. Pode-se dizer que tinha chegado ao capítulo final do processo. A esta altura, Jesus estava frente à última etapa do seu ministério. Ele se aproxima da conclusão e, para cooperar com o plano de Deus, resolve ir para Jerusalém, onde ele irá morrer.

Na decisão da cruz, Jesus olha para além dela, para o seu destino final, o retorno ao céu. “O verdadeiro caminho de Jesus conduz à ascensão, termina na subida para Deus, o Pai” (J. Pikaza, Teologia de Lucas). Esta foi “a alegria que lhe foi proposta” Hebreus 12.2, pois “assentou-se à direita do trono de Deus”.

Como Jesus, resolvemos sofrer com ele para ver o Reino de Deus, Lucas 9.23-27. O vislumbre da sua glória que enxergamos agora, Lucas 9.28-36, nos motiva a submeter-nos à decisão da dor atual, para entrar na glória eterna. A grandeza de Deus já está evidente, Lucas 9.43; quanto mais no céu! Não precisamos da permissão de ninguém para servi-lo, Lucas 9.46-50. A decisão está aberta a todos.

Pai, resolvi ir com Jesus. Dê-me forças para isso. Ajude-me a passar pela dor para chegar à vida eterna.

2 comentários em “Ele resolveu ir”

Deixe uma resposta