Enviados como ovelhas no meio de lobos

Mateus 10.16: É preciso de astúcia e inocência ao enfrentar oposição.

Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.
Mateus 10.16

Na comissão limitada, Jesus enviou os Doze para pregar a Israel. Alertou-os sobre a oposição. Disse-lhes como deviam lidar com ela.

Lobos representam pessoas que dificultariam a missão deles. Entre os judeus, seriam os fariseus, escribas, saduceus e autoridades religiosas.

As palavras de Jesus aqui se aplicaram aos leitores de Mateus e se aplicam a nós hoje também. Os lobos são quaisquer pessoas que resistem ao evangelho e tentam impedir a divulgação da mensagem de Cristo.

A astúcia da serpente lembra de Satanás fazendo tentações a Eva. Ele tinha argumentos persuasivos. O que ele usou para o mal devemos usar para o bem.

É preciso de sabedoria para enfrentar a resistência. Nunca devemos nos abaixar ao nível dos opositores. Devemos agir sempre com transparência e honestidade.

Pombos representam inocuidade e simplicidade. “Os discípulos deveriam enfrentar a hostilidade dos inimigos com toda a astúcia, mas eles ainda estão sujeitos à norma que o coração deveria estar puro e o olho, singelo” (TDNT VI, 70).

Quais os “lobos” que você tem encontrado ao proclamar a fé?

Senhor Deus, obrigado pelo alerta sobre a oposição. Ajude-me a mostrar fé e inocência, sinceridade e dedicação no evangelho.

2 comentários em “Enviados como ovelhas no meio de lobos”

  1. Uau, as palavras de Jesus tem muito poder.

    Ele deixa claro que não é para nos transformarmos naquilo que é errado, mas podemos usar as armas que temos para nos defender.
    Alguém diria que ovelha só pode ser ovelha, mas Ele nos diz que podemos lutar, Com as armas que temos, com o Espirito Santo? Talvez, mas com certeza sim!

  2. Trecho interessante. Me incomoda. Às vezes não co sigo ser um cristão astuto. Mas voraz. Tenha a ideia de que Deus não quer cristãos com ar de idiotas. Eu, acho que: apesar de não sermos perseguidos como.no primeiro século. Para os dias atuais é muito difícil de Eu. Cristão luto contra esse princípio como ensinado nesse trecho. Mas simplesmente é isso que o xiita do inimigo quer e conseguiu desde a sua primeira investida. Mas, mesmo assim, ainda bem que apesar da minha fraqueza Deus quer anos ver fugindo do horrível gravoso.

Deixe uma resposta