O que podemos esperar de Deus

Esperar coisas de Deus não é irreverente.

Falamos bastante sobre o que Deus espera de nós. E devemos fazê-lo. Mas há também algumas coisas que podemos esperar de Deus.

É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que crêem.
1 Timóteo 4.10 NTLH

O que significa pôr a esperança em Deus? Entre outras coisas, significa que há coisas que podemos esperar dele. Entre elas, são essas:

  • Ser fiel a si mesmo e a sua natureza.
  • Cumprir suas promessas.
  • Proteger e defender os seus.
  • Prover-nos do que precisamos, quando precisamos.
  • Disciplinar-nos e preparar-nos para o lar eterno.
  • Julgar a todos no último dia, segundo as nossas ações.
  • Permitir-nos sofrer pelo evangelho, como parte dos sofrimentos de Cristo.
  • Trabalhar pela salvação de todas as pessoas.
  • Ouvir-nos quando oramos como seus filhos obedientes.
  • Fazer com que a justiça vença no final.

Pode ser que Deus se decepcione conosco em algum momento, mas Deus nunca decepcionará os que esperam nele. Se ficarmos decepcionados com Deus, significa que nossas expectativas são impróprias ou fora da realidade do seu propósito.

Fiquem à vontade de citar na área dos comentários versos bíblicos que ilustram estas coisas a respeito de Deus.

Em ti pomos a nossa esperança, ó Deus vivo, que, na sua santidade, nos conduziria para o seu lado.

Segure essa ideia: Em nada Deus mudou, / Pra quem nele esperou.

4 pensamentos em “O que podemos esperar de Deus”

  1. “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pe 3:9)

  2. “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.” (Hb 12:4-6)

  3. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:8-10)

  4. “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Rm 3:21-26)

Deixe uma resposta