Essencial para o homem

Eclesiastes 12.13: A grande conclusão que não dá para ignorar.

dever de todo homem: temor a Deus e obediência

Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Eclesiastes 12.13

Ouviu tudo. A leitura do livro. Depois de ouvir todas as possibilidades da vida embaixo do sol, sem levar Deus em conta, e todas as ideias possíveis que o homem poderia considerar, é preciso chegar à suma do assunto. Quem recusa a abraçar a conclusão foge da realidade já apresentada.

A conclusão. Duas frases resumem o ensinamento do livro. O autor viajou pelas experiências e pelas várias ideias que teve ao longo da sua carreira. Agora ele chega ao ponto de toda essa caminhada.

Tema a Deus. Quem considera complicada a vida, quem vê a futilidade das atividades, quem se incomoda com as injustiças e violências do mundo, deve logo correr para mostrar profunda reverência ao Criador e Soberano. Com ele estão as respostas. Nele encontramos a solução. Sua pessoa, sua natureza, contém o desfecho satisfatório das grandes questões da vida.

Obedeça. O temor “se traduz pela obediência” (VFL). O temor não apenas treme mas ouve e obedece aos mandamentos de Deus. Estes princípios do temor e da obediência não pertencem apenas ao Antigo Testamento, mas o Novo ainda os reforça. (Ver Mateus 7.21; Hebreus 5.9.)

O essencial. Algumas versões traduzem como dever. Os termos suprem um elemento na frase reduzida: “pois isso é todo homem”. É isto o que significa ser um ser humano. Este é o objetivo da vida que se deve buscar. Ignorar o relacionamento com Deus e o dever para com ele é embrutecer a vida humana.

Senhor, obrigado por esclarecer o significado da minha vida. Cumpra em mim este grande propósito.

Deixe uma resposta