Exortação de mãe

Provérbios 31.1: Quando a mãe é piedosa, merece ser ouvida.

Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez:
Provérbios 31.1 NVI

Neste texto é a primeira vez que o grupo de palavras: exortar/exortação, ocorre na Bíblia, na Nova Versão Internacional. No entanto, por trás da palavra, literalmente, é o termo: profecia, que significa oráculo, aqui, no sentido de um conselho piedoso e não necessariamente inspirado por Deus. Uso semelhante é Provérbios 30.1.

É mais que apropriado que a primeira ocorrência bíblica do termo na nossa versão é colocada em contexto de conselho de mãe para filho. Para muita gente, a primeira exortação da vida, para um rei ou não, vem da mãe.

Timóteo também recebeu de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice “a fé não fingida” 2 Timóteo 1.5. Sem dúvida, sua criação estava repleta de exortação, além do exemplo devoto das duas.

A mãe de Lemuel queria ver seu filho bem casado e lhe recomenda o tipo de mulher que devia procurar. Primeiro, aconselha-o a praticar a auto-disciplina, ficando longe da bebida, e a justiça tão necessária para estabelecer um reino. O que ele precisa para apoiá-lo é “a mulher que teme o Senhor” v. 30.

Quem não tem, ou não teve, mãe piedosa poderá receber boas exortações da mãe de Lemuel. E quem precisa de boas matérias para exortar os próprios filhos e criá-los “segundo a instrução e o conselho do Senhor” Efésios 6.4, as encontrará aqui.

3 comentários em “Exortação de mãe”

  1. Meu irmão, muito grata pelo material que vc nos envia, para nossa edificação.
    Marly de Ricardo Santos.

  2. Amado irmão! Deus continue te abençoando no ensino e exortação contante através da sabedoria da Palavra de Deus. Muitos aborrecimentos que temos na vida são frutos da rejeição às palavras de exortação que recebemos de Deus por intermédio da nossa mãe, pai, familiares e amigos cristãos tementes a Deus. Que Deus quarde o coração dos ouvintes, leitores e santos amados de Deus. Amém!

  3. Obrigado Randal,por tantos aprendizados que através do nosso Deus, você tem nos proporcionado,Deus abençoe ricamente sua vida .

Deixe uma resposta