A explicação ilumina

Salmo 119.130: O que explicar e a quem?

palavra-deus-ilumina

Há explicação que confunde mais do que esclarece. Mas quem apresenta o significado das palavras de Deus aos outros surte efeito quase mágico.

A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes. Salmo 119.130

Os inexperientes são os que ainda não aprenderam. De um lado, os inimigos não querem saber, rebelam contra o conhecimento da palavra de Deus. Os inexperientes, por outro lado, estão abertos a aprender. São estes que o mestre procura.

A iluminação se refere à compreensão e a possibilidade de seguir outro caminho e de chegar a outro destino. O mesmo salmo afirma: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” v. 105.

O termo explicação (também na NTLH) tra­duz o hebraico pethach, que significa “abertura, entrada, porta”. A Bíblia de estudo NVI nota corretamente que o termo pode significar aqui (1) a revelação (NBV), (2) a interpretação ou explicação dela (ARA e A21: “exposição”), ou (3) o entrar das palavras no coração. A tradução como descoberta (BJ, TEB, EP) deixa vago o significado.

A explicação é das palavras de Deus, e não de alguma teoria social, corrente política ou filosofia humana. Restringe-se à palavra de Deus. Só ela tem a capacidade de iluminar a pessoa.

O efeito de iluminação nos outros nos lembra quão grande privilégio (e responsabilidade!) temos no projeto divino. Por isso compartilhamos o mesmo desejo de Davi em Salmo 51.13: “Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti”.

Que eu fale, Deus de luz, somente as suas palavras para que as pessoas sejam guiadas no seu caminho.

Segure esta ideia: Inteligência é ouvir a palavra de Deus, e depois a partilhar.

Um pensamento em “A explicação ilumina”

Deixe uma resposta