Faça estas coisas

1 Timóteo 5.21: O NT inclui ordens específicas para serem obedecidas.

Diante de Deus, de Jesus Cristo e dos anjos eleitos, eu lhe ordeno que faça estas coisas sem preconceitos e que não faça nada com parcialidade. 1 Timóteo 5.21 VFL

O apóstolo Paulo tinha dado a Timóteo várias instruções, algumas bem específicas, quanto ao trabalho da igreja em Éfeso.

  • No capítulo 5, por exemplo, ele tratou de relacionamentos com homens idosos, jovens, mulheres idosas e moças, vv. 1-2.
  • Deu instruções detalhadas sobre o apoio às viúvas, vv. 3-16.
  • Orientou Timóteo sobre o apoio aos presbíteros e como lidar com acusações contra eles, vv. 17-20.

A frase: “Exortar solenemente” traduz um único termo grego que significa “afirmar algo de tal maneira que o ouvinte deveria ser impressionado com a sua seriedade” (BDAG). Neste texto, especificamente, é “exortar com autoridade em assuntos de importância extraordinária” (BGAD).

Paulo não estava dando meras sugestões que Timóteo podia adotar ou não conforme suas preferências. Ele queria que seu filho na fé observasse com todo cuidado suas instruções. Observe:

  1. Não é raro o Novo Testamento incluir ordens e mandamentos específicos e detalhados, e não apenas princípios gerais.
  2. O apelo de estar falando “diante de Deus, de Cristo e dos anjos eleitos” lembra que fazemos tudo aos olhos de Deus e sob o seu critério.
  3. Dentro da igreja, a obediência às instruções deve ser feita sem parcialidade em momento algum. Pessoas do mundo favorecem seus amigos ou familiares; os cristãos tratam todos com o mesmo cuidado e carinho, pois é assim que Deus trata a todos.

Pai, ajude-me a levar a sério todo detalhe da sua vontade.

Um comentário em “Faça estas coisas”

Deixe uma resposta