Falar e agir sem pensar

LEITURA DE HOJE: MARCOS 7

Ele continuou: “O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte,  os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências.  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.
Marcos 7.20-23 NLTH

O último termo dessa lista de pecados é traduzido de várias formas: insensatez (NVI, AVR), loucura (ARA), falta de juízo (BLH). A Nova Tradução na Linguagem de Hoje o traduz como “o falar e agir sem pensar nas consequências”.

Jesus ensinou que não eram os alimentos que tornaram a pessoa impura perante Deus, mas sim o que sai do coração. Ele enumerou 12 pecados nessa lista como exemplos dos que têm sua origem no interior.

Como isso, não é diabo que é culpado, mas o próprio ser humano. Não é o que ele come, mas o que ele pensa e, em seguida, faz, que o torna inaceitável para Deus.

E este último pecado também é inaceitável num ser criado para pensar nas consequências dos seus atos. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal significava a consequência da morte. Todo ato tem suas consequências e temos de levar isso em conta.

Falar e agir como se não tivessem consequência é, talvez, a maior tolice de todas.

Deixe uma resposta