O favorito não ganhou

Se Israel era povo de Deus, porque rejeitou o evangelho?

IsraelNão é incomum em algum esporte ou corrida o favorecido perder a competição. Aquele que todos pensavam que chegaria primeiro, por algum motivo deixa de cumprir as expectativas. Foi assim também com Israel. O povo tinha tanta vantagem, mas no final acabou fora do reino de Deus.

Deles [dos judeus] são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
Romans 9.5 NVI

A rejeição de Israel é mais lastimável ainda porque o povo estava rejeitando o próprio Deus na pessoa de Cristo. Ele surgiu no meio de povo, conforme o plano de Deus, para a redenção do mundo, “mas os seus não o receberam” (João 1.11). O povo do Senhor vira as costas para Deus-conosco!

Nos capítulos 9-11 de Romanos, Paulo mostra que a palavra de Deus ainda se cumpriu, mesmo com a rejeição de Israel. Para demonstrar isso, cita as Escrituras copiosamente, de modo que 40% dos 90 versos são citações. Uma palavra chave é “remanescente” (verso 27). Faz questão de mostrar que a seleção do povo nunca foi em base puramente física. A promessa divina não falhou. Pelo contrário, cumpriu-se conforme o plano de Deus.

Israel tinha tanta vantagem, a qual a maioria jogou fora porque preferiu seguir as próprias ideias.

Na igreja será diferente hoje?

 

3 pensamentos em “O favorito não ganhou”

  1. Excelente comentário. É uma alegria , logo ao levantar abrir uma mensagem assim. Assim que puder, verei os outros artigos. Deus os abençoe!

  2. Que bom é ler comentários como esses, eu que faço parte das competições, pois minha área é a Educação Física, e do corpo de CRISTO. Vejo que realmente muitos que pensamos serem vencedores terminam perdendo, e principalmente muitos dos judeus que eram “vencedores” terminaram rejeitando o próprio DEUS-conosco e perdendo o título de vitoriosos em CRISTO.
    Abraços que os abençoe sempre.
    Seu irmão em CRISTO Madson

Deixe uma resposta