Procurem sempre fazer o bem

1 Tessalonicenses 5.15: A busca de Deus busca o bem de todos.

Evitem que alguém pague o mal com o mal. Ao contrário, procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos em geral.
—1 Tessalonicenses 5.15 VFL

Por meio do ensino, do incentivo, do conselho e da disciplina dentro do corpo de Cristo é que seus membros devem evitar a vingança no seu meio. O verbo “evitar” é “ver”, isto é, ficar de olho, estar alerta para que isso não aconteça.

Por algum motivo, a NVI deixa de traduzir o verbo “procurar”. Outras versões como a VFL, NVT, TEB não o omitem. O termo (gr., dioko) implica em pressa para encontrar algo (BGAD). Significa, em sentido figurativo, “perseguir, esforçar-se por, buscar, lutar” (LGN).

Esta procura é para fazer o bem. Neste contexto, o bem significa “o que é de benefício ou de ajuda” a alguém (BGAD).

A procura não descansa do seu objetivo, pois atua “sempre”, “em todas as ocasiões” NLTH. Está sempre em busca de oportunidade de fazer o bem.

Refletindo a prioridade da irmandade, o primeiro alvo da procura do bem é de fazê-lo “uns aos outros”. A igreja de Deus vive a reciprocidade do amor e da bondade.

A NTLH entende que “todos em geral” se aplica especificamente “aos que não são irmãos na fé”. Esta tradução visa corretamente os que são fora de Cristo, pois o primeiro grupo em vista é a família da fé. (Compare Gálatas 6.10.)

A busca de Deus também busca o bem para todos, começando na igreja e estendendo-se a todas as pessoas.

2 pensamentos em “Procurem sempre fazer o bem”

  1. É muito importante entender bem essa questão, pois como discípulos de Jesus devemos fazer o que Ele fazia, ou seja o bem.

Deixe uma resposta