Fique esperto

Seja sábio no meio do perigo.

conflito religiosoJá viu parlamentares, dentro do plenário, sairem às tapas? Já aconteceu na Índia, no Taiwan, na Turquia e, conforme a foto, na Ucrânia. E no Brasil, já aconteceu?

Parece que chegou perto a isso dentro do Sinédrio, o conselho supremo dos judeus, quando Paulo apareceu perante eles.

A briga chegou a tal ponto, que o comandante ficou com medo de que Paulo fosse despedaçado por eles. Por isso mandou os guardas descerem para tirar Paulo do meio deles e o levar de volta para a fortaleza.
Atos 23.10 NTLH

Na verdade, o apóstolo Paulo começou a briga. Em termos. Sabendo que não ia receber um julgamento justo — ele já levou um tapa do sumo sacerdote — e ciente da profunda divisão entre os membros fariseus e saduceus do Sinédrio, ele gritou que era fariseu que cria na ressurreição. Evidentemente, esperava por meio desse recurso conseguir algum apoio e evitar a condenação. Deve ter tido conhecimento do estado do conselho, a ponto de estourar entre os partidos.

E daí? Lembra que Paulo trabalhara pelo Sinédrio. Agora, este parlamento de religiosos quer matá-lo por ter abandonado a causa contra os cristãos e ter se juntado a eles. Paulo mostra a esperteza que Jesus elogiou. Ou como diz o ditado popular, quando em Roma …

Seja esperto, mas nunca desonesto; simples como pomba, mas sagaz como a serpente.

Deixe uma resposta