A história continua

Atos 1.1-2: Jesus continua a agir e a ensinar por meio da igreja.

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Atos 1.1-2

Lucas começa o livro de Atos assim. Ele ressalta a conexão íntima entre a vida e obra de Jesus e a vida e obra da igreja. O que Jesus começou a fazer e a ensinar ele continua a fazer por meio da igreja. Seu segundo livro flui naturalmente do primeiro, pois é uma extensão do mesmo assunto.

Escrever e falar sobre a igreja é escrever e falar sobre Jesus. A pregação da igreja é a de Jesus. Sua obra é a mesma do Senhor. Sua vida surge das suas instruções dadas por meio do Espírito Santo. Os personagens principais são os homens que ele escolhera para inaugurar o trabalho.

Quando Jesus foi elevado aos céus, nada parou. O plano do Pai seguiu em frente. O Senhor tinha levado em conta a lentidão humana, o pecado dos obstinados e a oposição dos inimigos. Tudo servia seu propósito. O reino avançava.

O Senhor Jesus continua atuando e ensinando na sua igreja e por meio dela. Sua obra não parou no final do livro de Atos. Do céu ele ainda exerce sua autoridade. De lá ele virá para buscar seu povo, como prometeu. Tudo continua progredindo segundo o cronograma divino. Jesus nos chama a segui-lo, para fazermos parte da sua obra, para termos parte na sua doutrina, para esperarmos a sua vinda.

Deus Pai, queremos fazer parte dessa história maravilhosa.

Deixe uma resposta