A imitação de Cristo

1 Pedro 2.21: Fomos chamados para seguir nos passos de Jesus.

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 1 Pedro 2.21

Seguir os passos de Jesus significa imitá-lo. Jesus não tinha nenhum pecado na sua vida, mas nossa imitação não implica em estar sem pecado. Significa imitar as suas atitudes.

Alguns afirmam que a Bíblia nunca nos manda a imitar Jesus, mas Paulo imitava Jesus e chamava os cristãos a imitar sua imitação de Jesus, 1 Coríntios 11.1. O Novo Testamento nos chama a amar, servir, sofrer, salvar pessoas, tudo como nosso Senhor.

O dicionário define a palavra imitar como “fazer ou esforçar-se por fazer exatamente o que faz uma pessoa; reproduzir exatamente; tomar por modelo”. Isto fazemos em relação a Jesus. Paulo escreveu: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” Efésios 5.1. Se não se pode usar a linguagem em relação a Jesus, muito menos em relação a Deus! Imitar Jesus é imitar Deus. De fato, a imitação de Deus é fazer como Cristo fez, amar como Cristo amou: “e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” v. 2. Para isso fomos chamados.

Assim, a imitação de Jesus resume a vida em Cristo. “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor” Mateus 10.25a. Ser cristão é ser como Cristo. E para ser como ele, importa que o imitemos.

Pai, dá-nos o poder de nos tornar como nosso Senhor Jesus.

Deixe uma resposta