O que importa

Gálatas 6.15: Isto que é “algo” importante e grandioso.

Para cristãos que estavam no processo de abandonar a Boa Nova e abraçar um esforço inútil, o apóstolo Paulo termina sua carta lembrando-lhes do que realmente importa.

De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. —Gálatas 6.15

O que é a nova criação? É a nova pessoa em Cristo e a nova realidade que ela vive—não habita mais como parte do mundo rebelde, 6.14, mas agora “na nova comunidade de pessoas novas” (S.K. Williams, Galatians). A novidade abrange tanto o interior como o relacionamento.

Desta forma, a nova criação continua sempre nova. Nunca envelhece. Ela se renova constantemente na experiência e na comprovação da “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12.2; 2 Coríntios 4.16. O lavar do batismo que regenera também renova no Espírito Santo, Tito 3.5.

Paulo expressa de forma sutil o contraste entre o que importa e o que não importa. Literalmente, ele escreveu: “Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é algo, mas uma nova criação”. Essa leveza e compressão de expressão servem para reforçar mais ainda a dedicação necessária para ser tal criação nova e para mover-se dentro dela, especialmente dentro do “Israel de Deus”, povo composto de “todos os que andam conforme essa regra” 6.15.

Essa nova criação é marcada por todos aqueles que se gloriam “na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” 6.14. Enquanto o gloriar-se na cruz de Cristo durar, a nova criação continuará, até o dia eterno.

2 pensamentos em “O que importa”

  1. Paz, irmão Randal!
    Deus o abençoe por cada meditação enviada. Sempre compartilho (com os devidos créditos, claro). São sempre uma bênção para aqueles que lêem. Abraços e votos de um feliz 2017 com sua família!

    1. Obrigado, Paulo, agradeço muito suas palavras bondosas e seu esforço de compartilhar as meditações. Isso faz a diferença. Que o próximo ano seja repleto da presença de Deus para você e todos os seus.

Deixe uma resposta