O poder da sua influência é grande

2 Crônicas 26.5: Você muda a vida de muita gente.

Eu preciso de ajuda. Você também precisa. Não há quem não precisa de ajuda para chegar até Deus e continuar no bom caminho. Somos a cada momento influenciados por alguém. Cristo escolhe seus seguidores para ser pessoas que influenciam grandemente os outros, com efeito eterno.

Mesmo no Antigo Testamento, Deus colocou pessoas entre o povo para ter influência na vida dos outros.

e [Uzias] buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.
2 Crônicas 26.5

No final, o rei Uzias ficou orgulhoso e pecou. Mas durante a vida de Zacarias ele buscou agradar a Deus. Zacarias conseguiu influenciar o rei a continuar nos caminhos retos durante a sua vida. Serve de testemunho ao seu grande poder de influência na vida do rei e de exemplo para todos os que querem fazer impacto positivo na vida daqueles ao seu redor.

Cada pessoa tem grande influência na vida dos outros. Talvez não tenhamos oportunidade, como Zacarias, de instruir um rei, mas nosso raio de influência não é pequeno. Encontramos ao longo do dia um número grande de pessoas. Mesmo que o contato seja breve, se tivermos dispostos a abrir a conversa e tirar vantagem para Deus de cada minuto, poderemos instruir e persuadir a muitos.

A influência não obriga, como Zacarias não tinha no seu poder como obrigar o rei a submeter-se à lei de Deus. Mas ele ensinou ao rei que a autoridade máxima era Deus e como o rei deve mostrar sua submissão em atos específicos ao Senhor. Isso incluiu como adorá-lo. É instrutivo, na narrativa sobre Uzias, que quando ele pecou contra Deus no final de seu reinado, foi no quesito da adoração. Ele fez o que não era permitido no culto. Seu ato de adoração não foi aceito por Deus, pois ele não era autorizado a fazer o que fez. Assim, a boa influência ensina as pessoas a respeitar os mandamentos específicos de Deus, inclusive os a respeito da adoração.

Para termos influência para que as pessoas temam a Deus, temos de falar de Deus, instruir as pessoas como respeitar e mostrar reverência ao Senhor. (Este é o significado do temor a Deus.) A influência precisa falar. Não podemos esperar que um bom exemplo apenas, sem palavras, seja suficiente para a instrução. Pessoas de outras religiões também dão bons exemplos. Nossos atos e atitudes precisam ser explicados, de forma explícita. É preciso ensinar o que fazer, por quê fazê-lo, como fazê-lo, a hora de fazê-lo, conforme a instrução divina nas Escrituras. É preciso falar quando fala a Palavra e não ir além falando quando a Palavra não especifica.

No mundo, as pressões e tentações de buscar outros deuses são grandes. Precisamos tanto de pessoas para nos influenciar e instruir no bem, no temor de Deus, como também precisamos ser influenciadores que falam abertamente sobre o caminho do Senhor a todos. A todos. Por meio desta influência, Jesus é pregado, fortalece-se o reino de Deus, cresce a igreja, e chega muita mais gente aos portões abertos do céu.

1 pensamento em “O poder da sua influência é grande”

Deixe uma resposta