Esta é só a sua interpretação (errada)!

Jesus não permite qualquer interpretação da Bíblia.

Ensinamento bíblicoPara justificar seu erro, muita gente gosta de pensar na Bíblia como uma obra que permite um leque de diversas interpretações. Na hora em que vêem evidência que contraria sua opinião, soltam a frase: “Mas esta é só a sua interpretação”.

Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: —Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Mateus 12.2 NTLH

Seguindo esta acusação com dois exemplos das Escrituras (Davi e os sacerdotes) e mais uma citação sobre as prioridades divinas (misericórdia acima do sacrifício), o Senhor Jesus demonstra que a interpretação que os fariseus faziam da lei estava errada.

Seja por tradição, como no caso dos fariseus, seja por inovação, que é muito o caso de hoje, as pessoas fazem suas próprias interpretações erradas da Bíblia. Só que Cristo mostra que a Palavra de Deus não é suscetível a uma variedade de intepretações. Ou está errado, ou está certo.

Temos de estar na mesma página quanto ao entendimento da mensagem das Escrituras.

Como saber? O Senhor já deu uma dica nesta narrativa: estudar tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto, sem se apoiar em um único texto e sem fugir do texto sagrado.

Porque o Filho do homem até da interpretação é Senhor.

1 pensamento em “Esta é só a sua interpretação (errada)!”

  1. Por isso se faz muito importante o estudo não tendencioso das escrituras sendo este não religioso. Contextualizando os textos e não meramente interpretando como convém a cada um(citando às vezes até textos bíblicos que não se aplicam ao contexto). Afinal, se a bíblia é a carta que Deus deixou para a humanidade como seria de livre interpretação?
    “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”. Sl 119:105 .
    Se Joãozinho entendesse A e Pedrinho entendesse B como ficaria o direcionamento e a justiça divina? Compreender o que se diz, contextualizar, perceber para quem foi escrito e o que está em vigor hoje (na era cristã) para todos nós nos aproxima muito mais da verdadeira mensagem. A bíblia precisa ser suficente para nós para que não pensemos em acrescentar ou diminuir qualquer coisa em seu conteúdo, pois ela é perfeita e completa.

Deixe uma resposta