Jesus nos chama irmãos

Hebreus 2.11: E por que ele teria vergonha?

Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
Hebreus 2.11

O que santifica é Jesus. Os que são santificados são aqueles que obedecem ao evangelho para serem purificados do pecado. Deus é um só. Jesus é Filho de Deus. Os cristãos são filhos de Deus. Jesus é Filho em sentido especial, mas sua obra os torna filhos.

Santificar é estar separado para Deus, ou como no verso anterior afirma, ser levado à sua glória. Era termo usado com frequência para se referir a Israel, Êxodo 19.14; Números 23.9. Israel foi separado para ser o povo de Deus. O autor de Hebreus afirma assim que os seguidores de Jesus agora são o novo povo do Senhor.

Isto é confirmado pela próxima frase. Jesus nos chama irmãos. Porque ele nos torna seus irmãos. Esta obra é de Deus e nossa origem remonta ao sacrifício de Cristo na cruz.

Que Jesus não se envergonha de chamar-nos de irmãos é maneira de dizer que ele está disposto a nos assumir como os seus irmãos. É possível agora nos acolher na família divina. Ele tem prazer em fazer isso. Compare Hebreus 11.16, onde a falta de vergonha indica a ação divina a favor dos fiéis.

A unidade entre Jesus e os seus irmãos é notável. Os santificados são o povo de Deus Pai. Assim, devemos valorizar, e muito, a nossa parte dentro da família dele.

Obrigado, Pai, que Jesus é Primogênito!

1 pensamento em “Jesus nos chama irmãos”

Deixe uma resposta