O que você vai fazer com isso?

Lucas 7.28: Quer ser maior do que João, o Imergidor?

Jesus consistentemente traz de volta ao indivíduo o significado do evangelho para sua vida. Após perguntas e opiniões a respeito dos outros, o Senhor termina com uma afirmação surpreendente que procura fazer o ouvinte pensar na sua situação perante Deus.

Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Lucas 7.28

A dúvida de João, o imergidor, enquanto na prisão, não devia diminuir a opinião das pessoas a respeito dele. João não tinha igual. Era homem corajoso que tinha sido escolhido por Deus para um momento crítico no plano divino. Cumpriu maravilhosamente bem seu papel como arauto da vinda do Messias.

Mas por maior que fosse o Imergidor, ele nem sonhava com a grandeza do Reino de Deus que viria no estabelecimento da igreja. João pertencia à velha era. Tanto a pregação dele como também a de Jesus proclamava a vinda iminente do Reino de Deus, Mateus 3.2, 17. João morreu antes de o reino aparecer na forma da igreja. Ele morreu antes da morte de Jesus. Ele não viu o cumprimento da promessa de Deus.

Portanto, a menor pessoa que chegou a ver e a entrar no Reino de Deus é maior do que João, não em termos de caráter, mas em termos de participação desta nova e plena manifestação da obra de Deus.

O trabalho de João era o de preparar o povo de Israel para a vinda do Messias. O trabalho dos súditos do reino (os cristãos!) é preparar o mundo inteiro para a vinda do Senhor Jesus. Não tem nem comparação!

Com a referência ao menor no Reino de Deus, Jesus traz a conversa de volta à reação das pessoas à Boa Nova. O que você fará com esta oportunidade? Vai ficar só comentando sobre João ou sobre qualquer outro assunto em matéria de religião? Ou vai abraçar o propósito de Deus para sua vida e ser batizado em nome de Jesus? vv. 29-30.

O Reino de Deus está aberto para sua entrada. Ficará de fora, como os fariseus e peritos da lei?

Deixe uma resposta