Males

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Tiago 3.16

Estas aparecem em todo lugar. No lar. Na escola. No trabalho. E, sim, até na igreja.

inveja.jpgA inveja e a ambição egoísta estragam tudo. Delas brotam todo tipo de confusão e toda espécie de males.

Por isso que, no Novo Testamento, são colocadas nas listas dos pecados junto com o homicídio e outros pecados que consideramos como os piores.

A verdade é que estas são tão ruins como os outros, se não piores, pois são incubadoras de mais e mais pecado. Nem precisa consultar a última novela para descobrir isso. Basta examinar o próprio coração.

Para erradicá-las, é preciso adquirir a sabedoria que vem do alto (3.17-18). E onde conseguí-la? De Deus, pedindo e confessando a maldade que reside no íntimo (1.5-7).

Senhor que conhece todas as coisas, queremos expungir do coração todo mal. Para isso, dê-nos a sua sabedoria, a sua purificação. Que sejamos voltados para sua grandeza e caráter e não para nossas limitações ou deficiências, por meio do Filho unigênito. Amém.

Definição de inveja: “o sentimento amargo surtido pela posse por outrem do que queremos mas não temos, seja posses materiais, seja popularidade, seja sucesso” (L.O. Richards, Expository dictionary of Bible words, pág. 249).

Venha dar graças a Deus conosco pelos 20 anos do trabalho da igreja em nossa cidade. Veja detalhes aqui.

3 pensamentos em “Males”

  1. Li certa vez que a avareza se manifesta de três formas básicas e todas três altamente venenosas. 1. Cobiça – desejo incontrolável de ser dono de tudo;
    2. Inveja – desejo incontrolável de ser dono do que é dos outros;
    3. Ciúmes – desejo incontrolável de ser dono do que já é seu.
    Nos três casos nota-se a presença doentia de um coração idólatra. Que Deus nos guarde de nós mesmos pois “o coração é enganoso e desesperadamente perverso”. Grande abraço Ass. Julio Brasileiro

  2. Gostaria de lembrar que a inveja foi a principal causa de Satanás ter caído, pois ele tinha inveja e queria ser igual a Deus.Muitas vezes não acreditamos que possa existir pessoas com inveja da gente, pois pensamos: “Poxa eu não tenho grandes bens, não sou rico, mas por incrível que pareça mesmo assim tem gente cobiçando nossa maneira de ser, nossos dons,nossas ações e isso é horrível de imaginar e saber que mesmo na igreja estamos convivendo com pessoas assim.
    Grande abraço
    Ione Maria -Brasília

  3. ah,a inveja é algo que corroe a bondade do espirito,infelizmente convivemos com pessoas que pensam que Deus não ver este sentimento menor!o cristão não deve esquecer que o Senhor Deus examina os pensamentos, coração e intenções.
    recebam um forte abraço em Cristo Jesus!
    Sara rosendo-brasilia

Deixe uma resposta