Mediante a fé

Efésios 3.17: Maravilhosa oração de Paulo pelos efésios pode ser a nossa também.

para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; (…)
Efésios 3.17a

Este verso faz parte da oração do apóstolo Paulo pelos cristãos na cidade de Éfeso.

A habitação de Cristo (e do Pai e do Espírito Santo) no coração não é nada mística, mas sim espiritual. Não é menos real por isso. Pelo contrário, é mais real. Ele é presente de verdade. A expressão de Paulo não é mero sentimento, não é apenas uma frase como as pessoas falam hoje a respeito de outra pessoa.

O coração não se refere ao órgão físico do corpo, mas ao centro, ao âmago, da essência do ser, incluindo a mente, a parte emocional, a vontade e a energia focada.

Cristo habita em nós mediante a fé. Alguns pensam que, ao crerem em Jesus e ao falarem algumas palavras, tudo acontece de forma automática. Mas como a palavra coração, a palavra fé é muito maior do que se pensa.

A fé significa confiar a própria vida nas mãos de Jesus. Significa crer na mente, decidir na vontade, para seguir Jesus, andar com ele na obediência, tanto que Paulo fala da “obediência da fé” Romanos 1.5; 15.26. Assim, a fé significa fidelidade. (Ambos os termos no Novo Testamento traduzem a mesma palavra na língua original.)

Dificilmente, há oração melhor do que esta que Paulo fez pelos efésios. Pois ter Cristo habitando no coração mediante a fé garante que habitaremos na eternidade com ele.

Esta oração, Pai, faço por mim e por todos, em Cristo.

1 pensamento em “Mediante a fé”

Deixe uma resposta