Na igreja mestres

Hebreus 13.1: Temos sido abençoados na igreja com bons mestres.

Na congregação de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado Níger; Lúcio de Cirene; Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca; e Saulo. Hebreus 13.1 BND.

A congregação na cidade de Antioquia foi abençoada com os que ensinavam a palavra de Deus. Barnabé encabeça a lista. Lembramos dele como aquele que encorajava as pessoas—seu apelido, Barnabé, significa “filho de exortação”. E como ele encorajava as pessoas, se não pelo ensino e por incentivar as pessoas com as promessas e verdades do evangelho?

Profetas, tanto no Antigo Testamento, como no Novo, eram homens e mulheres que, antigamente, recebiam de Deus o dom miraculoso do ensino inspirado. Às vezes, mas nem sempre, incluía a revelação de eventos futuros. O verso acima visa o ensino público, então, provavelmente, por isso, nenhuma mulher é mencionada como profeta ou mestre.

A função de mestre não é, necessariamente, um dom miraculoso. Identifica aquele que ensina. Por isso, a VFL traduz como “professores”. E devemos sempre lembrar que Jesus é Mestre dos mestres.

“O doutrinamento na igreja é função essencial ao seu crescimento espiritual, sua obediência ao primeiro Mestre e seu cumprimento da missão de Deus no mundo. O ensino faz parte da Grande Comissão, Mt 28.18-20” (Matheny, s.d., “Doutrina”, Dicionário de vocabulário bíblico).

Por isso, damos graças pelos bons mestres que tivemos no passado. Achei hoje um trabalho do saudoso irmão Michael Landon que ministrou em São Paulo em 2006 a matéria: “Novos horizontes no seu estudo bíblico”. Muitos outros irmãos contribuíram, e ainda contribuem hoje, para que o povo de Deus seja fiel, informado e animado na fé. A lista é grande. Honremos tais pessoas. Nelas está o espírito de Cristo.

Obrigado, Senhor, pela verdade e pelos que nos ensinaram e ainda ensinam hoje sobre o Caminho de Jesus Cristo.

3 comentários em “Na igreja mestres”

  1. Excelente post, Randal. Fui aluna do M. Landon. Tive os melhores mestres que
    já passaram por nosso país. Aprendi muito com esses servos guiados pelo Espirito
    Santo. Deus seja louvado.

  2. Com certeza é um previlégio termos mestre como nosso querido irmão Randal e tantos outros que dedica sua vida a edificação do corpo de Cristo. Que Deus o abençoe ricamente.

Deixe uma resposta