‘Sem o Pai de vocês’: a Deus nada escapa

Mateus 10.29: A Deus nada escapa.

A mente humana, por mais impressionante que seja, é limitadíssima. Em anos recentes começou-se a procurar entendê-la melhor e afirma-se frequentemente como ela tem uma capacidade enorme e subutilizada. Mas como nos deixamos distrair! Como a mente esquece! Como tantas coisas a escapam!

Por acaso não é verdade que se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles pode cair no chão sem que o Pai de vocês saiba disso.
Mateus 10.29 NBV

A Deus nada escapa. Deus tudo nota e tudo controla.

  1. O contexto do verso é o envio dos discípulos para pregar a Boa Nova. Os princípios da comissão limitada se aplicam à Grande Comissão. Se dermos prioridade à obra dele, ele dará prioridade em cuidar de nós.
  2. O contraste do verso com o 28 não dissona nos ouvidos de Jesus: “temam aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo”. É preciso equilibrar o temor da destruição da parte de Deus com o amor dele como Pai. São duas verdades essenciais sobre Deus que temos de levar em conta.
  3. O argumento do verso é do menor ao maior. Se Deus Pai cuida daquilo que é menos importante, no grande esquema divino, certamente ele cuidará daqueles — dos seus filhos — que lhe são mais importantes, v. 30.
  4. O quadro do verso é familiar. Deus é Pai. Somos filhos na sua família. Sua paternidade indica o amor divino e o seu carinho ao cuidar de nós. Se ele nos inclui na sua grande missão, certamente nos dará o que precisamos para cumpri-la e nos protegerá neste cumprimento.
  5. O intuito do verso é inspirar confiança em Deus, de modo que os discípulos cumpram sua missão. “Portanto, não se preocupem!” v. 31. Assim, não teremos medo dos adversários, v. 26. Aqui temos toda a motivação necessária para dedicar-nos corpo e alma à obra dele.
  6. O campo de atuação do verso é a vontade e onisciência divina. Nada acontece sem ele o saber. Deus cuida dos mínimos detalhes. A frase é literalmente “sem seu Pai”. As versões bíblicas acrescentam vários termos para tentar esclarecer: vontade, consentimento, permissão. O campo de atuação é a própria Divindade. Deus sabe, guia, supervisiona, protege, providencia.

 

Deixe uma resposta