‘Não encontro nada’

Miqueias 7.1: O que fazer quando se sente peixe fora d'água?

Fora de época. Sentimento vazio. Insatisfação com o presente. Quem de nós nunca sentiu assim?

Ai de mim! Sou como um homem faminto que depois da colheita procura figos nas figueiras e uvas nas parreiras, mas não encontra nada porque todas as uvas e todos os figos maduros foram colhidos
Miqueias 7.1 NTLH

O pior sentimento de todos é sentir assim espiritualmente. Miqueias se expressava sobre o povo de Israel. A nação era corrupta. Vinha o juízo de Deus.

Falando como um dos fiéis genuínos na nação, Miqueias confessa que as acusações divinas são verdadeiras. O profeta não pode encontrar nada para satisfazê-lo na vida do povo como um todo. Judá como uma nação está sem frutos e inútil para Deus. (BBC)

Às vezes, na congregação da qual se faz parte, o discípulo pode se sentir como peixe fora da água. A razão pode ser uma falha nossa, ou mesmo um desvio ou práticas ilícitas da parte da congregação.

O que fazer no caso?

  1. Acertar na própria vida o que tiver de errado, conforme as Escrituras.
  2. Servir aos outros para conduzi-los à presença de Cristo.
  3. Proclamar, dentro das nossas possibilidades e como temos oportunidade, a verdade do evangelho.
  4. Criar momentos para incentivar a busca de Deus e oferecer oportunidades para o arrependimento.
  5. Confiar em Deus como soberano e em Cristo como cabeça do corpo.
  6. Evangelizar para renovar os ânimos espirituais.
  7. Se a congregação estiver desviada, sem chance de restauração, talvez seja hora de começar novamente, talvez em casa, iniciando reuniões, evangelizando, ensinando o Caminho a todos.

4 pensamentos em “‘Não encontro nada’”

  1. Tem toda razão, a congregação não deve permitir práticas ilícitas em seu meio. Infelizmente se tolera, e até se acha “normal”. As coisas mundanas são para o mundo, para nós, seguidores de Cristo, o caminho é outro!!!

  2. Muito bom! Passos que temos que observar atentamente. O recomeçar talvez seja o mais difícil, não por causa dos passos anteriores, mas por depender de uma avaliação mais pessoal.?

Deixe uma resposta