Não é parábola coisa nenhuma

Acho que não ouvi direito ...

Palavra de CristoQuando a palavra de Cristo não bate com a nossa ideia, logo pensamos que ela queria dizer outra coisa. Afinal, nossa ideia está correta!

Então Pedro disse a Jesus: «Explica-nos a parábola.»
Mateus 15.15 EP

No capítulo 13 Jesus explicava tudo às multidões por meio de parábolas, sem as quais não ensinava nada. Agora, o Senhor faz uma declaração direta e clara. Pedro, porém, não entende, porque contradiz tudo o que ele tinha aprendido. Ele pensa que, se discorda da opinião dele, deve ser então uma parábola, com outro significado além do óbvio.

Por isso, pede ao Senhor uma explicação da parábola, quando não é parábola coisa nenhuma.

E fazemos o mesmo. Quando a palavra de Cristo não se encaixa em nossa teologia, então, ela tem de ser figura de linguagem, ou limitada à época, ou uma inserção dos discípulos posteriores e não genuína. Qualquer coisa além de palavra que nos contradiz!

 

2 pensamentos em “Não é parábola coisa nenhuma”

  1. Muito boa reflexão e tão difícil. Ler a bíblia sem tentar interpretá-la, muitas vezes ficamos sem entender. Difícil pegar o “clima” do que estava acontecendo no momento, porque aquele trecho está ali, qual era a reação das pessoas. É muito fácil se perder, entender algo que não está ali. E aí precisamos de dedicar mais ao estudo. Difícil. Obrigado!

  2. Como é difícil descobrir e perceber que muito dos nossos pensamentos, contradiz a vontade de Deus. O “achismo” está na moda! Que nossos ouvidos estejam atentos e receptivos a atender prontamente o Cristo mandar!

Deixe uma resposta