Não entende essas coisas?

João 3.10: Haja compreensão!

Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?
João 3.10

Nicodemus, como um membro do Sinédrio que creu em Jesus, deve ter entendido muito mais sobre o plano de Deus do que seus colegas. Afinal, ele foi até Jesus e elogiou-o de forma sincera, reconhecendo o Senhor como alguém vindo da parte de Deus.

Não se sabe por que fez sua visita à noite. Alguns pensam que foi por medo. Pode ser. Mas, pelo menos, ele foi! Apesar de se destacar entre seus colegas quanto ao conhecimento de Cristo, porém, ele ainda deixou de compreender coisas essenciais.

O mestre israelita ouviu o ensinamento de Jesus sobre o segundo nascimento, sem entender nada. O que era espiritual ele viu pelos olhos físicos. Quando devia ponderar o invisível, pensava no material. Pior ainda, deixou de aplicar a necessidade de nascer novamente à própria vida.

A pergunta de Jesus a Nicodemus expressa, ao mesmo tempo, admoestação e estranheza. Para com seus discípulos ele demonstrou semelhante reação quando estes agiam e falavam em termos físicos e materiais.

Hoje, as reações ao ensino do Senhor Jesus não são diferentes. Muita gente deixa de entender, por causa de tradições, teologias, preguiça ou indiferença. Como na época de Jesus, há mestres ignorantes e religiosos resistentes.

Vamos deixar aquele que veio do céu, João 3.13, nos falar de coisas celestiais. Afinal, ele veio justamente para isso.

Mostre-me, Senhor, o lado espiritual e eterno do seu ensino. Abra meus olhos!

Um comentário em “Não entende essas coisas?”

Deixe uma resposta