Não terás outros deuses

E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20.1-4

O início dos 10 mandamentos revela muita coisa sobre Deus.

Deus fala. O Senhor revela o que está pensando e fazendo. Sem uma palavra sua, não saberíamos o que está na sua mente. Citando Isaías 40.13, o apóstolo Paulo exclamou: “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” Romanos 11.34. Graças à sua revelação e, especialmente, a seu Filho que se tornou homem, podemos dizer que, sim, conhecemos sua mente: “Nós, porém, temos a mente de Cristo” 1 Coríntios 2.16.

Deus age. Deus resgatou seu povo do Egito. Ele mostrou sua soberania sobre o Egito, e sobre todas as nações e poderes. Sua ação serve como base dos seus mandamentos. Hoje, sua grande ação é centrada em Jesus Cristo. Deus age para salvar, isto é, para nos reconciliar com ele, Efésios 2.15-16. Embora a cruz de Cristo seja o meio pelo qual somos salvos, o Senhor continua agindo para o bem dos que aceitam seu amor, Romanos 8.28-30.

Deus exige. O Senhor não permite que o ser humano crie sua própria religião, nem lance mão das ideias próprias na hora de adorá-lo. Se queremos ter com ele relacionamento, é necessário aceitar seus termos.

Deus se define. Deus não pode ser retratado com uma imagem visível—ele é espírito. Tentativas humanas de retratá-lo ou descrevê-lo fracassam. Cristo é a expressão física do seu Ser, João 1.1-16.

Tu és único Deus, e eu te louvo, Senhor, por sua glória.

Um comentário em “Não terás outros deuses”

Deixe uma resposta