No princípio

LEITURA DE HOJE: MARCOS 10

Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.
Marcos 10.6 NVI

Na discussão sobre o divórcio, Jesus faz duas coisas. Primeiro, ele cita a Escritura. Quando queremos resolver uma questão, precisamo citar a Bíblia.

Segundo, ele volta ao princípio para estabelecer a prática correta. Ele descobre o que Deus fez, e o mandamento do Senhor para o homem (v. 7).

Este é o princípio da restauração. O homem tinha modificado a prática do casamento e do divórcio. Jesus a restaura voltando à intenção original do Criador.

Paulo faz o mesmo sobre a Ceia (1 Coríntios 11.23ss), quando havia desvios na prática desta.

Hoje, o mundo religioso dá pouco atenção à fé e a prática no Novo Testamento, no qual é revelado o plano original, o padrão divino, para a igreja de todos os tempos.

As congregações de Cristo seguem este modelo. Venha voltar conosco a ouvir e obedecer as palavras de Jesus.

2 pensamentos em “No princípio”

  1. Divórcio é um assunto muito comentado e pouco resolvido a luz das escrituras. Muitos transformam o divórcio – como outras coisas – em um assunto polêmico. Mas não há polêmica quando o assunto é a Palavra de Deus. Deus criou o homem e depois a mulher, porque viu que o homem estavá só e que isso não era bom (Gênesis 2:18). O matrimônio e a família são criação de Deus, não dos homens (Gênesis 2:18-25). Deus não criou o divórcio, mas o homem o “criou”. Porque? Por causa da dureza de seu coração (Mateus 19:7,8); por causa de sua cobiça (Êxodo 20:17); por causa de seu desamor (Ef 5:25,28,29); por não querer cumprir a vontade de Deus (Marcos 10:9); dentre tantas outras razões. Deus odeia o divórcio e por mais razões que um casal possa ter, ele não mudará o seu conceito. “Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio …” (Malaquias 2:16a). Deus criou o matrimônio para que ele dure até a morte física (Romanos 7:2,3; 1 Co 7:39). Ninguém é obrigado a casar-se, mas se for casar, escolha bem o seu companheiro(a), para que não haja arrependimento depois e assim se quebre o inquebrável: a aliança eterna do matrimônio. Deus abençoe, ilumine e guie o seu matrimônio na luz de Cristo.

  2. Muito boa a mensagem, estou acompanhando o plano bíblico da leitura do NT nos dias úteis e achei a idéia maravilhosa. Mas como é difícil colocar nossa vontade de lado e fazer o que a escritura diz. O conflito entre o que eu quero e o que Deus quer vai durar o resto da vida.

Deixe uma resposta