O evangelho de Romanos

Como é o livro de Romanos?

EvangelhoMuitos livros bíblicos têm um ou mais versículos que expressam muito bem o seu tema. Romans também tem:

Pois eu não tenho vergonha das Boas Novas, porque elas são o poder de Deus para salvar todo aquele que crê: primeiro os que são judeus e depois os que não são judeus. As Boas Novas mostram a maneira pela qual Deus nos declara justos, e ela está baseada inteiramente na fé, como está escrito: “Aquele, que pela fé é declarado justo, viverá”.
Romans 1.16.17 VFL

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO LIVRO

  1. Por ser uma das mais compridas, Romanos aparece no Novo Testamento primeiro na coleção de cartas. Talvez o tema da carta, sobre a obra de Deus para salvar o ser humano, ajudasse na hora de organizar o cânon.
  2. A obra de Deus é ênfase na carta. A palavra “Deus” é usada 153 vezes, muito mais do que em qualquer carta de Paulo.
  3. Paulo nunca esteve, a essa altura, em Roma. Espera visitar os cristãos lá. Quer que eles o ajudem na sua viagem missionária para Espanha. Pela carta, quer ter certeza de que todos estejam na mesma página quanto ao conteúdo do evangelho.
  4. A carta começa e termina com a mesma frase: “a obediência da fé” (1.5 e 16.26). Por esta inclusão, Paulo quer também ressaltar a importância da resposta humana ao evangelho. (A NVI traduz “obras” [de mérito] por “obediência” no capítulo 3, fazendo com que Paulo se contradiz. Há uma grande diferença entre os dois!)

Deus Pai, que possamos ler os documentos do Novo Testamento com uma apreciação espiritual e missionária.

Segure este pensamento: Nada vale a obra de Deus para o homem que nada faz para aceitá-la.

 

5 pensamentos em “O evangelho de Romanos”

  1. olá autor do artigo, li, já li e reli, agora estudando esse creme de lá crema no novo testamento, gostaria de pedir vossa permissão para copiar a figura acima e colar como capa do meu caderno de estudo biblico, muito criativo.

Deixe uma resposta