O versículo mais positivo do capítulo

Escolhi e posso provar!

auto-disciplinaQual o versículo mais positivo de 1 Coríntios 9? A pergunta é subjetiva, cada um pode escolher o seu, mas achei o meu no final do capítulo. Na discussão a respeito de sustento dos “que administram as coisas sagradas”, Paulo a conclui com esta afirmação.

Trato com dureza o meu corpo e o submeto, para não acontecer que eu proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo venha a ser reprovado.
1 Coríntios 9.27 EP

Ué, o versículo mais positivo é este, você pergunta? Veja por quê:

Usando a figura do esporte competitivo, Paulo deixa claro que recusa a receber sustento financeira da igreja em Corinto como um dos meios pelos quais ele se disciplina a si próprio. Assim, ele exerce sua liberdade, pela disciplina. Desta forma, ele tem mais opções no seu serviço a Cristo. Positivo, não?

Por esta disciplina, também, ele se faz tudo para com todos, para ganhar o maior número de pessoas possível. Há ligação, portanto, entre o evangelismo e a disciplina. (Talvez  por isso não haja mais evangelismo na igreja, hein?) Ele consegue alcançar mais pessoas pela disciplina. Também positivo, não é?

Esta disciplina faz com que ele mesmo seja salvo. Por meio da disciplina, Paulo aplica as verdades do evangelho à sua vida. A submissão do corpo ao senhorio de Cristo alinha sua vida com a esperança eterna. O que pode ser mais positivo do que isso?

Por último, Paulo se coloca como exemplo a ser imitado. Que maravilha tratar sua própria vida e seu próprio corpo de tal modo a poder oferecer-se como modelo aos outros! Tudo de positivo aqui!

Eu te convenci ainda?

Deus Pai, que eu encontre a força para disciplinar o corpo e a mente, os pensamentos e as atitudes, para que Cristo seja evidente em mim, e eu aplique na vida os grandes princípios e verdades que conduzem ao lar eterno.

1 pensamento em “O versículo mais positivo do capítulo”

  1. Disciplina e Evangelismo! Como Deus quer que essas ações sejam constantemente presentes no cotidiano dos discípulos de Cristo Jesus! Pois assim o plano de redenção pode ser colocado em ação para a salvação de muitos (I Tm 2:4; II Pe 3:9). Mas, infelizmente, muitos tem investido tempo, esforço e dinheiro em coisas que YAHWEH não autorizou e que não produzem os frutos que ELE quer…

Deixe uma resposta