Olhando para trás, entenda sua situação atual

Ageu 2.18-19: Olhe seu passado e descubra por que você se encontra no seu estado espiritual atual.

Frequentemente, fazemos uma interpretação dos eventos na vida ao contrário da realidade. Atribuímos o mal à falta de esperteza ou de ajuda de espíritos ou santos. Quando nos acontece o mal, queremos ser mais egoístas ou queremos buscar ajuda de forças além de Deus. Atribuímos o bem à nossa própria inteligência ou à ajuda de seres além do Senhor.

Foi isso que fez Israel. Quando sofriam, pensavam que fosse devido à falta de adorar ídolos. Quando recebiam bênção, agradeciam aos ídolos, e não ao Deus que tinha agido entre eles.

Mas Deus quer levar Israel a entender melhor sua experiência. Pense no passado: quando sofriam, era porque Deus estava castigando o povo; quando foram abençoados, era porque estavam obedecendo os termos da aliança.

Olhando para trás, prestem atenção daqui em diante, a partir do dia vinte e quatro do nono mês, dia em que foram lançados os alicerces do novo Templo de Javé: Vejam se vai faltar grão na tulha e se a videira, a figueira, a romãzeira e a oliveira não produzirão frutos, pois a partir de hoje eu abençôo vocês.
Ageu 2.18-19 EP

Para Israel havia uma ligação bastante direta entre suas condições na terra e sua obediência ao Senhor.

Hoje, os cristãos não foram prometidos uma ligação entre a obediência e a condição física e material, mas sim a condição espiritual.

Mas ainda se aplica aos cristãos o princípio de entender a nossa experiência do passado e os sofrimentos e bênçãos.

Se é que crescemos na fé, progredimos no conhecimento de Cristo e avançamos na obra do Senhor, é porque Deus está abençoando nosso arrependimento e nossa resposta de fé.

Se estamos sofrendo no íntimo, deixando nos vencer as tentações e mergulhando nos problemas dessa vida, é porque deixamos de buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça.

Precisamos entender o que está acontecendo. Precisamos interpretar o nosso passado à luz das Escrituras. Precisamos compreender como nosso futuro pode mudar em relação a Deus. Precisamos ver como nosso crescimento, ou a falta dele, está diretamente ligado às promessas de Deus e à nossa resposta à sua palavra.

2 pensamentos em “Olhando para trás, entenda sua situação atual”

  1. Muito bom observar o paralelo bençãos e penas materiais antes de Cristo, e após a sua vinda, bençãos e penas espirituais após sua vida, de acordo com a forma que o servimos.
    Que o Senhor te abençoe!

Deixe uma resposta