Olhe o texto!

Lucas 10.26: Façamos com Jesus, direcionando para o que diz as Escrituras.

“O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?” Lucas 10.26

Com certa frequência, em grupos de estudos faço perguntas baseadas no texto bíblico escolhido para aquele momento. Não é raro alguém deixar de consultar a passagem e dar uma resposta tirada das próprias ideias. É nesse momento que solto uma frase minha, muito usada ao longo dos anos: “Olhe o texto!”

A frase serve para focar a atenção dos ouvintes no que diz a Escritura. As ideias são mil; a afirmação do texto da Bíblia é uma só.

O que importa não é ouvir as ideias, mas sim entender e obedecer a Palavra de Deus.

Jesus sabia que a chave da vida eterna estava nas Escrituras, João 5.39. Sabia que até os mestres da lei eram ignorantes porque não as conheciam, Mateus 22.29. E sabia que por meio delas, escritas tanto tempo atrás, Deus falava com as pessoas naquele momento, v. 31.

Por isso, até os autores do Novo Testamento têm grande interesse no texto das Escrituras. O apóstolo Paulo perguntou uma vez, antes de citar um texto: “Que diz a Escritura?” Romanos 4.3. Os escritos do Novo Testamento, esses também inspirados pelo Espírito Santo, citam a toda hora os livros do Antigo. Nosso interesse na Bíblia completa não deve ser menos, pois hoje até os religiosos, como naquela época, a desconhecem.

No estudo particular, nos grupos e nas reuniões da congregação, nas pregações e nas aulas, a grande pergunta deve ser: “O que diz o texto sagrado?” E o grande imperativo do mestre, do evangelista e do pregador tem de ser: “Olhe o texto!”

Deus Pai, o Senhor nos fala através das Escrituras. Queremos ver Jesus, então nos direcione sempre para elas para conhecer seu plano de salvação e vontade para nossa vida.

4 comentários em “Olhe o texto!”

  1. Verdade, Randal. Olhar o texto e olhá-lo direito, com atenção. Pois já fui corrigido algumas vezes, inclusive por você, por ter olhado o texto, porém, sem a atenção devida. Obrigado por nos relembrar dessa atitude tão importante.

Deixe uma resposta