Opinião correta (Mt 22.41)

Você tem a sua opinião e eu, a minha. Geralmente, as opiniões, por natureza, não importam muito. Alguns de nós preferem um computador da Apple, outros, um PC. No final, ambos resolvem. Mas às vezes uma opinião importa, sim, e significa a diferença entre a vida e a morte, o certo e o errado.

Texto: Mateus 22

Decore: “Como os fariseus ainda estavam reunidos, Jesus lhes perguntou: — O que vocês pensam a respeito do Messias? De quem ele é filho?” Mateus 22.41-42 VFL

Geralmente, os inimigos de Jesus lhe fizeram perguntas, tentando prová-lo e fazê-lo tropeçar. Às vezes, ele os respondia, às vezes, não. Desta vez, contudo, nosso Senhor desafiou os fariseus com uma pergunta que lida com a questão central da sua identidade. Nenhum assunto de opinião pessoal, a questão não é

“para apenas confundir ou silenciar os inimigos, nem para sugerir uma doutrina misteriosa sobre a sua pessoa, mas para fazer com que fariseus e escribas, e membros do sinédrio em geral, revisem todas as suas idéias sobre o Messias e o reino messiânico, as quais os levaram a rejeitá-lo” (A.B. Bruce, “Synoptic Gospels,” Expositor’s Greek Testament, 7th ed., 277).

Esta é a questão mais importante, a da identidade do Messias. Ao lado desta, todas as outras perdem. O que achamos que sabemos sobre o Cristo pode não ser correto. A solução é retornar às Escrituras, como fez Jesus.

Vocábulo: Pensar (Gr., dokeo). No mesmo capítulo, os fariseus tinham armado uma cilada para Jesus, a respeito do pagamento de impostos, e lhe perguntaram: “Diga-nos o que o senhor acha” (Mt 22.17). Agora ele vira a mesa e pergunta a eles o que eles acham. A Bíblia Mensagem de Deus traduz sua pergunta assim: “Qual é a vossa opinião a respeito do Messias?” O termo “pensar, achar” aqui procura extrair a opinião deles e demonstrar suas deficiências, comparadas ao que ensinam as Escrituras.

Oremos: Pai, damos graças pela sua revelação que nos mostra a maravilhosa pessoa divina do Messias. Que possamos segui-lo com todo o temor e reverência que merece sua posição como Senhor. Amém.

Pergunta da Prática: Qual é a minha opinião de Jesus Cristo? Ela concorda com a verdade revelada a seu respeito?

Deixe uma resposta